Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Hospital de Emergências de Macapá, exames de cultura agilizam diagnóstico e tratamento dos pacientes

Procedimentos ofertados desde 2023 pelo Governo do Amapá ajudam a identificar com maior precisão os organismos que causam as doenças.

Por Kelison Neves
26/03/2024 08h00

A partir dos resultados dos exames, os profissionais de saúde podem determinar quais medicamentos são mais eficazes para combater as infecções

Para garantir o acolhimento, diagnóstico e tratamento de pacientes com infecções bacterianas, desde 2023, o Governo do Amapá oferece o serviço gratuito de exames de cultura no Hospital de Emergência (HE) Oswaldo Cruz, em Macapá. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que tem a saúde como prioridade. 

Os procedimentos, que coletam amostras de sangue, pele, urina, ou qualquer outro material presente no corpo do paciente infectado, ajudam a identificar com maior precisão os organismos que causam as doenças. A partir daí, os profissionais de saúde podem determinar quais medicamentos são mais eficazes para combater as infecções. 

Os exames de cultura são coordenados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e encaminhados para o Laboratório de Microbiologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde as análises são feitas.

De acordo com a biomédica do HE, Deisianne Lima Castro, desde que foram implantados, os exames aumentam a eficiência do trabalho de combate a infecções hospitalares. 

“Desde a implantação do serviço, conseguimos fazer o controle de infecção hospitalar e verificação de contaminação de patógenos entre pacientes. Com o resultado do exame em mãos, é possível entrar com medicação, o antibiótico correto, e ,assim, amenizar os sintomas sentidos pelo paciente”, explica Deisianne.

O HE oferece uma vasta variedade de exames do segmento, que vão desde hemoculturas até uroculturas. Como em todo o país, a maioria dos testes é realizado em pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois são pacientes com maior tempo de internação e maior risco de infecção hospitalar.

Para garantir um atendimento eficaz, de acordo com a necessidade dos pacientes e também a precisão do pedido de exames, o hospital conta com a Sala de Classificação de Risco Clínico, baseada no Protocolo de Manchester e que classifica de acordo com a gravidade do quadro. 

HE de Macapá

O Hospital de Emergência Osvaldo Cruz, em Macapá, é a unidade de saúde responsável por atender casos de alta complexidade e emergência. Além de atendimento clínico geral em diversas especialidades e a acidentes graves, envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. O hospital funciona 24  na Rua Hamilton Silva, no bairro Santa Rita.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!