Gestores escolares participam do lançamento do programa FNDE Chegando Junto, em Macapá
Trabalhadores da educação atuam em escolas estaduais e municipais e irão integrar capacitações ofertadas no Amapá.
Gestores participaram do lançamento do programa nesta segunda-feira, 25, em Macapá
O Amapá foi escolhido para sediar o lançamento do programa "FNDE Chegando Junto", nesta segunda-feira, 25, com a presença do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto com o Governo do Estado do Amapá. O projeto gerou expectativa entre profissionais da educação, que viram na iniciativa uma oportunidade para destravar recursos e garantir investimentos na infraestrutura e qualidade da educação nas escolas da rede pública.
O programa representa uma importante iniciativa do Governo Federal, que busca oferecer assistência técnica por meio de palestras e atendimento individualizado aos técnicos e gestores estaduais e municipais de educação. O processo objetiva o fortalecimento da gestão descentralizada e aprimora o monitoramento da prestação de contas.
É o que espera o diretor da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, localizada no Centro de Macapá, Juan Marinho. Ele explica que as possibilidades que o programa proporciona podem garantir merenda de qualidade e melhor infraestrutura aos estudantes, além de otimizar a qualidade da prestação de contas.
"O FNDE veio para ajudar ainda mais as escolas com várias questões: rede física, merenda, gestão. Receber essas orientações nos ajudará a fazer uma melhor prestação de contas, ou seja, a escola, estudantes e servidores só tem a ganhar", celebrou o gestor
Além do lançamento, os gestores do Amapá passam por capacitação até esta terça-feira, 26, em Macapá. Para os profissionais, o programa é visto como uma oportunidade única de receber orientações e suporte para a execução dos recursos, o que resulta na manutenção física e educacional das escolas.A gestora da Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, Luzia Frazão, explica que cerca de 2 mil estudantes são atendidos na instituição e que, um suporte com a possibilidade de destravar recursos, reflete significativamente na vida dos alunos.
"Uma boa prestação de contas garante o recebimento de um recurso a mais, que, com certeza, vai fazer muita diferença na realidade do dia a dia dentro da escola", destaca Luzia.
Com uma boa prestação de contas, o programa busca garantir recursos para a execução de projetos suspensos ou sem avanço dentro das unidades de ensino, como avaliou o diretor da Escola Estadual Antonio Ferreira Lima Neto, Reginaldo Santos.
"A escola, quando recebe o dinheiro do FNDE, tem mais recursos para melhorar a alimentação, a manutenção, climatização das salas, o material que o professor utiliza, as atividades pedagógicas que são desenvolvidas. Agora, quando não tem esse recurso, ou ele não supre a necessidade da instituição, muitas coisas deixam de ser feitas com excelência", explica Santos.
Durante a programação de lançamento, foram abordadas diversas pautas relacionadas à educação, como a assistência ao Plano de Ações Articuladas (PAR), o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Pacto pela Retomada das obras inacabadas e o cumprimento das condicionalidades do Valor Anual por Aluno Resultados (VAAR). Essas ações visam aperfeiçoar os índices e resultados educacionais do Amapá, proporcionando uma educação de qualidade para todos os estudantes do estado.
Benefício para as escolas
O Amapá será o primeiro estado do Brasil a receber o projeto, que é fruto de articulações da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o FNDE. As capacitações começaram nesta segunda-feira, 25, e seguem até o mês de novembro de 2024, com momentos específicos para cada programa federal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!