Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove capacitação para apoiar municípios a implantarem Serviço de Família Acolhedora

Treinamento alcança mais de 100 profissionais que atuam em áreas voltadas para infância e juventude em todo o estado. 

Por Amelline de Queiroz
25/03/2024 15h33

Treinamento envolve orientações, entrega de materiais pedagógicos e dinâmicas avaliativas

O Governo do Amapá deu início nesta segunda-feira, 25, ao projeto de apoio técnico para implantação do Serviço de Família Acolhedora (SFA) nos 16 municípios. A capacitação alcança mais de 100 profissionais que atuam em todo o estado. O treinamento ocorre no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Macapá, e está alinhado ao Plano de Governo, que busca ampliar as políticas públicas de proteção social.

O SFA busca oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. Atualmente, o Amapá possui três municípios que contam com o serviço: Macapá, Santana e Laranjal do Jari. 

A capacitação é coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e tem parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e o Ministério Público Estadual (MP-AP). Entre os profissionais capacitados, estão servidores e gestores estaduais e municipais, técnicos do sistema de garantias de direitos, conselheiros tutelares, defensores públicos e promotores que atuam na infância e juventude. 

“É uma grande qualificação para que seja possível implantar, ainda em 2024, o Serviço de Família Acolhedora nos demais municípios do Amapá. É um compromisso com as nossas crianças e adolescentes”, avalia a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel. 

A secretária de Assistência Social do município de Itaubal, Anésia Moraes, destacou a necessidade de integração entre o poder público para expandir o programa. “Estamos unidos para alcançar a execução deste serviço que vai fazer a diferença na vida dessas crianças”, pontuou Anésia. 

A capacitação

A psicóloga da Secretaria de Estado de Assistência Social, Juliana Ribeiro, explicou que a capacitação acontece durante dois dias e, no primeiro momento, houve entrega de materiais didáticos para os participantes.

“Esse material é composto por seis cadernos com o passo a passo para direcionar a implantação do programa nos municípios. Além da apresentação, nós também iremos realizar algumas dinâmicas avaliativas”, explicou.



 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!