Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais Sorrisos: Governo do Amapá garante assistência farmacêutica durante ação de saúde na Vila Maranata, em Mazagão

Durante ação, pacientes recebem os medicamentos logo após consulta e prescrição médica.

Por Paolla Gualberto
26/03/2024 10h00

Ação atende várias comunidades no entorno do Rio Ajuruxi

Além de levar serviços odontológicos e de saúde para moradores de Vila Maranata e demais comunidades em torno do Rio Ajuruxi, no município de Mazagão, a segunda etapa do programa Mais Sorrisos também garante assistência farmacêutica, com entrega de medicamentos aos pacientes que necessitam do suporte. A ação segue até esta terça-feira, 26, e está alinhada ao Plano de Governo, que mantém como prioridade a saúde pública ofertada à população. 

O Mais Sorrisos é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e parceiros. O projeto conta, ainda, com emenda de R$ 4 milhões, articulada pelo senador Randolfe Rodrigues, e participação da iniciativa “Projeto 32”, que realiza trabalhos de saúde bucal há 12 anos na Região Amazônica.

O agricultor Samuel Salgado é morador da Vila São Bernardo e veio até a Vila Maranata para se consultar com o clínico geral. Ele conta que, após o atendimento, ficou surpreso em já sair com os medicamentos prescritos em mãos.

"Já estava sentindo alguns incômodos e como fiquei sabendo da ação, resolvi vir. O médico conversou comigo, me perguntou algumas coisas e depois disso já passou uma medicação. Ao sair, peguei os medicamentos que ele indicou e nem precisei me deslocar para ir até uma farmácia comprar, peguei tudo aqui", afirma Samuel.

Assistência Médica

A Sesa destinou para a ação itens de assistência básica e especializada. Entre os principais medicamentos entregues para os moradores, estão: amoxicilina; omeprazol; albendazol; metronidazol; bromoprida; dipirona; ibuprofeno; metformina; losartana; cefalexina; florax e sulfato ferroso.

Entre as patologias tratadas e mais detectadas pelos especialistas, estão as parasitoses intestinais, gastroenterites agudas, infecções de pele, hipertensão e diabetes, infecção urinária, anemia e lombalgia.

A auxiliar de serviços gerais, Sara Nunes, foi outra paciente que saiu da consulta com as medicações. Ela é moradora da comunidade de Vila Canaã, na foz do Ajuruxi e atravessou o rio apenas para participar da ação.

"Já passei por quase todos os serviços ofertados aqui, eu e minha filha. Fomos ao dentista, passamos com os médicos e, agora, saio daqui com toda a medicação. É muito bom, resolvi tudo por aqui mesmo", ressalta Sara.

Mais Sorrisos

O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

As equipes estarão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. A ação contará com a participação do "Projeto 32", que reúne profissionais que irão integrar as equipes de atendimento especializado.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!