Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá oferece atendimento psicossocial para agentes da segurança pública

Servidores contam com atendimentos individuais, domiciliares e on-line.

Por Andreza Teixeira
26/03/2024 13h36

Atendimentos podem ser presenciais ou on-line

O Governo do Amapá oferece  atendimento psicossocial com uma variedade de serviços e atividades com foco na promoção da saúde mental do servidor que atua na segurança pública. Para ter acesso aos serviços, os profissionais devem realizar agendamento através da rede intranet da Polícia Civil, ou presencialmente, na Divisão de Atendimento Psicossocial, localizada na Avenida Reinaldo Damasceno, no bairro Santa Rita, em Macapá

Dentre os serviços disponíveis, está o acolhimento individualizado, com sessões onde os servidores podem discutir questões pessoais e profissionais de forma confidencial. A psicóloga e oficial de polícia Iarima Castro explica que a iniciativa surgiu diante da necessidade de contribuir para os cuidados da saúde mental dos agentes de segurança.

“Nosso público-alvo vive em constante situação de estresse e, aqui, eles encontram suporte emocional, orientação e estratégias práticas para lidar com o estresse e outras dificuldades do dia a dia. Também criamos um grupo de alta performance profissional, para que os profissionais tenham conhecimento do funcionamento do cérebro, manejo de estresse e ansiedade no trabalho e regulação emocional frente a raiva. Algumas situações difíceis como de trocas de tiro, são mais estressantes para o cérebro do policial, sendo necessário que ele saiba lidar com essa situação, e no atendimento em grupo a gente consegue fazer com que eles interajam, troquem experiências e percebam que não estão sozinhos”, explicou Iarima. 

Acolhimento

Além do atendimento individualizado, também há a possibilidade de atendimento domiciliar com visitas técnicas a servidores em situação de vulnerabilidade psicológica. Essas visitas são realizadas por equipe qualificada, que oferece apoio direto e recursos adaptados às necessidades específicas de cada servidor.

Os servidores de outros municípios também podem acessar o serviço através do atendimento on-line por meio de plataformas seguras e confidenciais. Nessa modalidade, os profissionais têm acesso a sessões de aconselhamento e suporte emocional sem sair de casa, garantindo que recebam o apoio necessário, independentemente da localização.

A psicóloga também reforça que não há uma quantidade limite de sessões, e que o atendimento é realizado de acordo com as peculiaridades de cada indivíduo. 

“No início do atendimento, fixamos metas terapêuticas de acordo com o que o servidor quer melhorar. Trabalhamos habilidades sociais, manejo de algumas emoções, e as sessões continuam até a melhora definitiva do quadro de saúde”, pontua Iarima.

Além desses serviços, a Divisão Psicossocial da Polícia Civil também promove workshops educacionais, grupos de apoio e atividades de promoção da saúde mental ao longo do ano com objetivo de fornecer um ambiente acolhedor e profissional para todos os servidores, visando o bem-estar e o sucesso em suas funções.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!