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'O Governo do Amapá proporcionou mais trabalho para as pessoas. Consegui aumentar a equipe', diz empreendedor do programa Peixe Popular

Francivaldo Rocha fornece pescado há 5 anos e precisou contratar mais trabalhadores para atuar nas vendas da Semana Santa.

Por Cimone Pedroso
29/03/2024 17h00

Francivaldo Rocha trouxe 15 toneladas de peixe para comercializar

Os investimentos do Governo do Amapá no Programa Peixe Popular, que disponibiliza pescado a preço acessível para a população durante a Semana Santa, vem possibilitando resultados significativos na geração de emprego e renda. Este ano, a iniciativa ofertou cerca de 80 toneladas de várias espécies de peixe para a comercialização em 4 municípios do estado. Foram gerados mais de 150 empregos diretos e indiretos, entre vendedores, tratadores de peixe, vendedores de verduras e hortaliças e outros postos de trabalho.

O empreendedor Francivaldo Rocha é parceiro do programa há cinco anos. Ele conta que desde o ano passado, vem ampliando o negócio e contratando mais trabalhadores para atender as demandas. Nesta edição do Peixe Popular, o pescador trouxe 15 toneladas, que foram colocadas à venda em cinco pontos da capital.

"Essa parceria com o Governo do Amapá proporcionou mais trabalho para as pessoas. Consegui aumentar a equipe de 15 para 40 funcionários, para atender a demanda da Semana Santa. Se tivesse mais peixes, mais vendas eu faria. Foi uma edição muito boa para os negócios", contou Rocha, empolgado.

A organização do programa, a divulgação e a adesão da população chamaram a atenção do empreendedor, que notou uma procura maior, e mais diversidade de locais para a comercialização.

"O programa está muito bem organizado, quando é assim, facilita muito o nosso trabalho e nos sentimos motivados a continuar a parceria com o Governo. Assim, todos saem ganhando", ressaltou.

Peixe Popular e Vivo

O programa do Governo do Estado disponibilizou 50 toneladas de peixe a preços acessíveis para a Semana Santa. Foram três dias de comercialização em 13 pontos distribuídos nos municípios de Macapá, Santana, Itaubal e Serra do Navio. 

A população pode escolher entre 24 espécies a preços que variaram de R$ 10 a R$ 20 por quilo. O programa é coordenado em conjunto pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado da Pesca e pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

O objetivo do programa Peixe Popular é ofertar opções de pescado na mesa do amapaense por um custo baixo, além de movimentar a economia local, com a geração de emprego e renda, uma política que integra o Plano de Governo da gestão.

O Governo do Amapá também investiu nos produtores atendidos pelo Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), que comercializaram cerca de 20 toneladas de pescado vivo. O valor foi de R$ 13, nas espécies de tambaqui e pirapitinga.

 

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