Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 2 mil alunos participarão de “aulão” preparatório gratuito para o Enem

Encontros contarão com revisão de conteúdos ministrados com dinâmicas, dicas, música e apoio motivacional

Por Redação
05/10/2016 11h20

A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos matriculados na rede estadual de ensino público contarão com reforço nos estudos por meio de dois “aulões” preparatórios para as provas, nos dias 10 de outubro e 1º de novembro, em Macapá. O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.

Os “aulões” deverão reunir cerca de 2.500 estudantes, concluintes do Ensino Médio regular e da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que receberão aulas, palestras, oficinas, participarão de shows musicais e de humor, além de apoio motivacional com psicólogos. Tudo para deixar o aluno preparado e seguro para alcançar bons resultados nas avaliações.

O primeiro “aulão” acontecerá no dia 10 de outubro, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, localizada na Rua Leopoldo Machado, das 17h às 21h.  No encontro, serão trabalhadas as Ciências Humanas e Linguagens, com professores experientes em ministrar aulas em cursinhos preparatórios para o Enem.

No “aulão II”, que será realizado em 1º de novembro, no Teatro das Bacabeiras, os estudantes terão aulas de matemática, Ciências da Natureza, e Espanhol. Lá, também ocorrerão shows musicais, dinâmicas e palestra motivacional, de 16h às 21h.

A iniciativa faz parte do “Projeto Enem Itinerante: Todos a Caminho do Sucesso”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Ensino Médio (NEM). O programa, que teve início em maio deste ano, busca melhorar o desempenho no Enem, bem como aumentar os índices educacionais.

O Núcleo desenvolve um plano anual de ações com projetos que ampliem e melhorem os resultados quantitativos e qualitativos para com o Ensino Médio no Amapá.

Sobre o projeto

O projeto tem uma série de ações e orientações com características diversificadas, algumas estratégias como: palestras, oficinas, pesquisas avaliativas, reuniões, “aulões”, além da plataforma “Hora do ENEM”, disponibilizada pelo Ministério da Educação.

Essas ferramentas objetivam redimensionar e aperfeiçoar a oferta de vagas no âmbito do Ensino Médio, mostrando a importância da ascensão ao Ensino Superior.

Ao todo, cerca de 360 pessoas trabalham indiretamente no projeto entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores e assessores técnicos do NEM. A equipe também se desloca até o interior do Estado, levando informações e orientação de estudo para a prova.

Plataforma digital

Mais de 30 escolas da rede pública de ensino que ofertam o Ensino Médio, no Amapá, deverão utilizar o aplicativo "Estácio Enem", de uma instituição particular de ensino superior, para dar suporte aos alunos que vão realizar o Enem.

A ferramenta, apresentada na última terça-feira, 4, possibilita o acesso a provas anteriores do Enem, exercícios exclusivos e, ainda, otimiza o tempo de estudo, fornecendo aos professores um retorno estatístico das provas feitas por seus alunos. As escolas serão credenciadas brevemente.

O aluno terá acesso à plataforma de duas maneiras: pelo computador, acessando o portal www.estacioenem.estacio.br, ou baixando o aplicativo Estácio Enem disponível nas lojas de apps dos sistemas Android e iOS. Após o credenciamento das escolas e professores na plataforma de ensino, será feito um trabalho de divulgação para os alunos, ensinando como utilizar o aplicativo corretamente.

Enem

Criado em 1998, o Enem é o maior processo seletivo a nível nacional do Brasil, abrangendo aproximadamente mais de 7 milhões de candidatos inscritos para a realização das provas. Podem participar do exame, os estudantes que estão concluindo o último ano do Ensino Médio ou aqueles que já o concluíram.

A realização do Enem não é obrigatória para que o estudante possa concluir o Ensino Médio, no entanto, é essencial para aqueles que desejam seguir seus estudos na universidade, além de ajudar o governo a traçar um parâmetro de comparação sobre a qualidade do ensino médio brasileiro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!