'Proerd Pé na Estrada' do Governo do Estado faz ação itinerante em Laranjal do Jari
Ampliar a execução do Programa Educacional de Resistência e Prevenção às Drogas é uma das propostas do Plano de Governo.
Governo do Amapá leva projeto Proerd Pé na Estrada para municípios do interior do estado
Depois de receber um incentivo com o investimento de R$ 500 mil do Governo do Amapá para ampliar as ações, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) inicia a atuação itinerante com o "Proerd Pé na Estrada". O primeiro município a receber a equipe da Polícia Militar é Laranjal do Jari.
O objetivo é percorrer todo o estado ao longo do ano levando palestras e rodas de conversa para os alunos da rede pública de ensino para conscientizar sobre os malefícios do uso de drogas e também reforçar a importância do combate à violência.
"O foco é atender crianças e adolescentes do interior do estado, para que elas possam focar na educação, na vida e se manter distante dos entorpecentes, que estão cada vez mais presentes nos municípios. Por isso, estamos ampliando as ações de prevenção para garantir que os jovens saibam como resistir ao uso de drogas e combater a violência", explicou o major Alex Sandro Chaves, coordenador estadual do Proerd Amapá.
Em Laranjal do Jari, a ação itinerante segue até o dia 6 de abril em quatro escolas estaduais. A expectativa é atender 245 alunos. A próxima etapa do Proerd Pé na Estrada serão em Cutias e Itaubal do Piririm. Até dezembro, todos os municípios receberão ações itinerantes.
Proerd ao interior do Amapá
O programa, que recebeu recursos de emenda articulada pelo senador Randolfe Rodrigues, retorna com ações no interior do estado após 11 anos para aproximar as comunidades dos 16 municípios, das forças de segurança, levando projetos sociais e iniciativas educacionais a jovens, para que sejam multiplicadores de conhecimentos na construção de uma sociedade mais justa.
O Proerd tem as ações direcionadas para toda comunidade escolar e, de forma especial, também aos pais e responsáveis dos alunos, promovendo a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção.
Saiba como funciona o Proerd
O programa é desenvolvido dentro da sala de aula, para turmas de 5º ano da rede pública de ensino, sempre acompanhadas pelo professor da classe. As escolas são selecionadas conforme solicitação das mesmas e a necessidade detectada pela coordenação do estabelecimento de ensino.
O Proerd conta com um total de 10 encontros, totalizando 10 horas/aula, durante um semestre letivo. Em específico no "Pé na Estrada", o atendimento é feito no decorrer de uma semana, sendo duas horas por dia, finalizando com a formatura das turmas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é desenvolvido em parceria com as polícias militares e escolas de todo o país, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 1992.
No Amapá foi implantado em 2002 e já atendeu mais de 135 mil alunos de 5 a 12 anos, das séries iniciais até o 5º ano das escolas das redes pública e particular de ensino.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!