Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove atividades lúdicas em comemoração ao Abril Azul, em Macapá

Nesta terça-feira, 2, brincadeiras e oficinas marcaram a programação, que comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no Centro de Reabilitação do Amapá.

Por Cristiane Nascimento
02/04/2024 14h00

Atividades recreativas contaram com a participação de pais de crianças atendidas no Creap

Entretenimento, brincadeiras lúdicas e oficinas marcaram o dia de pacientes autistas atendidos no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), em Macapá, nesta terça-feira, 2. A data, que marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforça a necessidade de incluir e valorizar pessoas atípicas, além de estar alinhada ao Plano de Governo, que trata da proteção dos direitos individuais e coletivos.

A ação, organizada pelas clínicas infantil e precoce do Creap, é coordenada pela equipe multidisciplinar de profissionais que atuam no atendimento direto aos pacientes. Além disso, o Hemoap, o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres atuam como parceiros.

Foram desenvolvidas diversas atividades, com atenção especial às crianças, mas também voltadas para cuidadores e familiares. Atualmente, o Creap atende 150 crianças com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), que fazem acompanhamento de acordo com a necessidade específica de cada uma. 

O diretor do Creap, Charles Rodrigues, destaca que o trabalho assistencial é contínuo para diminuir as barreiras e alcançar mais pessoas com informações e o suporte necessário,  e que, com o “Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo”, o tema ganha notoriedade para ser divulgado.

“Como instituição que trata essas crianças, e como estamos no mês de abril, especialmente neste dia, além do trabalho que já desenvolvemos de forma permanente, podemos dar uma atenção diferenciada, com o apoio de parceiros para tentar diminuir a discriminação e o preconceito ao autismo. Além disso, enfatizamos a importância da obtenção das carteirinhas e do colar de girassol, que identifica uma pessoa com deficiências ocultas”, detalha o diretor Rodrigues.

A estudante Fabiane Pacheco, de 27 anos, moradora do bairro do Muca, é mãe do pequeno Daniel Ronald Pacheco, de 5 anos. Ela conta que recebeu o diagnóstico de TEA do filho em outubro de 2023, e em seguida procurou atendimento no Centro.

"Meu filho vem aqui uma vez por semana, desde que soube que ele é autista. Ele tem atendimento com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, e isso ajuda muito no comportamento dele em casa. Hoje, essa programação especial é maravilhosa para que essas crianças, que são tão especiais, sejam olhadas com mais amor", comenta a mãe, emocionada.

A dona de casa Karol Fonseca, de 30 anos, mora no bairro Nova Esperança e relata que, ao receber o laudo médico do filho, há dois anos, buscou os cuidados necessários para ajudar na qualidade de vida da criança. O pequeno Kaiki, de 5 anos, frequenta o Creap duas vezes por semana desde o ano passado e já apresenta mudanças significativas.

“Esses serviços aqui contribuem bastante, meu filho já evoluiu muito. Quando começamos a vir aqui, ele nem falava, e hoje ele interage e socializa com outras crianças, é incrível. Esse evento que está acontecendo aqui é fundamental não só para lembrar da data, mas uma oportunidade para falar de um assunto que muitas pessoas ainda desconhecem”, finaliza Karol.

Encerrando a programação coordenada pelo Creap referente ao mês de conscientização do autismo, será realizada uma sessão inclusiva de cinema. Confira os detalhes:

Sessão inclusiva de cinema para crianças

  • Data: sexta-feira, 5 de abril
  • Local: Villa Nova Shopping, na avenida Presidente Vargas, nº 341, no bairro Central

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba
notícias em primeira mão aqui!