Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Peixe Popular movimenta cerca de R$ 2 milhões em vendas e gera mais de 300 empregos durante a Semana Santa, no Amapá 

Em três dias, o programa do Governo do Estado disponibilizou mais de 120 toneladas de pescado vivo e congelado para a população em quatro municípios. 

Por Cimone Pedroso
03/04/2024 12h00

Além de Macapá e Santana, foram disponibilizados pontos de vendas em Itaubal e Serra do Navio

Durante a Semana Santa, o programa Peixe Popular, do Governo do Amapá, disponibilizou mais de 120 toneladas de pescado com preço acessíveis para a população. Em três dias, as vendas movimentaram cerca de R$ 2 milhões, e geraram mais de 300 empregos diretos e indiretos, proporcionando oportunidades de trabalho para diversos profissionais do setor pesqueiro e agrícola, como integra o Plano de Governo da gestão. 

Variando de R$ 10 a R$ 20 o quilo, o preço nivelado nas feiras garantiu o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para toda a população. Além do período religioso, o programa ainda contará com mais três etapas ao longo do ano. O planejamento é expandir o projeto para os demais municípios do estado, garantindo que comunidades mais distantes também sejam alcançadas. 

Em menos de dois dias de comercialização, o programa vendeu mais de 30 toneladas de pescado, tendo alguns pontos encerrados antes da sexta-feira, 29. Inicialmente foram disponibilizados 50 toneladas de peixes, que precisou ser ampliada após a alta procura da população.

“É fundamental para impulsionar a economia local e gerar emprego e renda durante períodos cruciais, como a Semana Santa. Além disso, essa iniciativa também proporciona uma importante visibilidade aos aquicultores e pescadores locais, valorizando o trabalho desses profissionais e incentivando o crescimento sustentável do setor”, ressalta o secretário de Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira. 

Foram disponibilizados 15 pontos de comercialização, sendo nove em Macapá, quatro em Santana, um em Itaubal e um em Serra do Navio. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Pesca, de Desenvolvimento Rural (SDR) e pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). 

Peixe Popular e Vivo 

O objetivo do programa Peixe Popular é ofertar opções de pescado na mesa do amapaense por um custo baixo, além de movimentar a economia local, com a geração de emprego e renda. O Governo do Amapá também investiu nos produtores atendidos pelo Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), que comercializaram cerca de 20 toneladas de pescado vivo.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp