Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita educadores da rede estadual para fortalecimento de programa de prevenção ao tabagismo

A atividade reuniu profissionais dos 16 municípios, além de trabalhadores da rede municipal de Saúde de Macapá.

Por Andreza Teixeira
03/04/2024 11h34

Capacitação reuniu profissionais da educação dos 16 municípios do Amapá

O Governo do Amapá promoveu nesta quarta-feira, 3, uma oficina do programa Saber Saúde, que busca conscientizar sobre os riscos do tabagismo, envolvendo a comunidade escolar. O projeto contempla profissionais da educação da rede pública estadual e trabalhadores da rede primária de Saúde de Macapá.

O projeto é realizado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e Saúde (Sesa). Durante a oficina, foram abordados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o tabagismo, uso do álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção. Além disso, são trabalhados fatores de proteção, como a prática de atividade física, alimentação adequada e a adoção de hábitos saudáveis.

“O nosso trabalho enquanto referência de saúde é estender todas as informações a qualquer esfera, alcançando as famílias, o profissional da escola, da saúde e a comunidade geral, para que tenham consciência do malefício do fumo. Sabemos que a mortalidade pelo fumo é alta no Brasil e tudo começa pela educação, com informação de qualidade, reflexão, mudança de comportamento e, acima de tudo, o autocuidado que as pessoas precisam ter”, destaca a técnica de Tabagismo da Sesa, Assunção Rocha.

O gerente do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando da Seed, Mário Dênis Costa, considera a integração entre saúde e escola fundamental para formar uma geração mais consciente. 

“Não é apenas trazer a informação para que ela seja multiplicada dentro da sala de aula, mas é para fazermos uma reflexão, verificar as vertentes que podem ser abordadas dentro dessa dinâmica de trabalho, potencializar a parte nutricional e a interferência na vida da pessoa que faz o uso do tabaco”, enfatizou Mário. 

A professora Olendina Silva da Conceição, trabalha na Escola Júlia Gonçalves, distrito de Santa Luzia do Pacui, na zona rural de Macapá, para ela a formação traz mais oportunidades e metodologias para abordar o tema em sala de aula. 

“Esse momento serve para a gente ampliar conhecimentos e fazer projetos para trabalhar o combate ao tabagismo nas escolas, com qualidade de vida e saúde para as nossas crianças e seus familiares. Quando a gente trabalha nesse espaço, já sabemos que pode haver um desenvolvimento muito maior dentro das comunidades, que, na maioria das vezes, são simples e carentes de informações, então é um trabalho que, realizado de maneira adequada, vai ajudar na nossa evolução”, explicou a educadora.

Saber Saúde 

O programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Doenças Crônicas, implantado no Brasil desde 1998 e gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), tem como objetivo formar cidadãos críticos, capazes de decidir sobre a adoção de comportamentos saudáveis, dentro de uma concepção mais ampla de saúde e que contribuam para a saúde coletiva e a do meio ambiente, na busca de melhor qualidade de vida.

Com o projeto, são formados profissionais da educação e da saúde para trabalharem conteúdos relacionados à promoção da saúde e prevenção do tabagismo com crianças, adolescentes e jovens nas escolas por meio de informações de base científica que auxiliam na abordagem do tema tabagismo e outros fatores de risco à comunidade escolar e local.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!