Um dos pontos destacados é o programa Gestão Democrática, já implantado em algumas escolas
Na próxima terça-feira, 11, será apresentado a gestores educacionais da rede pública de ensino e aos representantes do Conselho de Educação do Estado (CEE), o Projeto Político Institucional (PPI) para 2017. O assunto será detalhado aos participantes pela Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
É a primeira vez que a Seed elabora um projeto desse tipo. O documento é um instrumento que reflete a proposta educacional para toda a rede estadual de ensino para o próximo ano, além de fazer um levantamento do que foi desenvolvido durante 2016. Através dele, os gestores poderão desenvolver um trabalho coletivo, como explicou o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seed, Sebastião Magalhães.
“O PPI é uma espécie de prontuário da educação. É um trabalho inédito produzido pela secretaria. Nele vai constar as propostas que deverão ser implantadas na rede estadual de ensino em 2017, por exemplo, além de mapear tudo que foi posto em prática neste ano”, ressaltou.
O documento foi elaborado tendo como base o Plano Estadual de Educação. Um dos pontos destacados pelo projeto, e que deve ser intensificado no próximo ano, é o programa Gestão Democrática nas escolas.
O projeto permite às comunidades escolher o grupo gestor das escolas, elegendo diretor, diretor-adjunto e secretário escolar. As escolas estaduais Augusto Antunes, em Santana, Deusolina Salles Farias, Azevedo Costa, General Gonçalves Dias e Professor Antônio Messias, em Macapá, foram as primeiras a adotarem o novo sistema de gestão.
"A expectativa é fazer com que mais escolas adotem o estilo de gestão democrática. Sabemos que a qualidade da educação melhora quando a comunidade participa da tomada de decisões da escola", pontuou Magalhães.
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