Governo do Amapá e Senai realizam planejamento estratégico para fortalecer cadeia do açaí no estado
Oficina teve participação direta de envolvidos com a produção da fruta no estado.
Ação busca transformar o açaí em um produto estratégico da economia amapaense
Nesta quinta-feira, 4, o Governo do Estado e o Senai Amapá promoveram uma oficina estratégica para planejar, formular e desenvolver as propostas que serão apresentadas ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), na próxima semana, para a renovação do Programa Rota do Açaí no estado.
A ação, além de fazer parte do Plano de Governo para promover a fruta no Amapá e transformá-la em um produto estratégico da economia, mostra o compromisso da gestão com políticas públicas de valorização do comércio local. A oficina contou com a participação direta de envolvidos na cadeia produtiva do açaí, para assim reunir o máximo de informações sobre a atividade.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, o propósito da atividade é abranger o maior número possível de produtores com eficiência. Além do açaí, a ação ocorrerá sobre as cadeias produtivas da castanha e do pescado.
“A cadeia produtiva do açaí é extremamente importante para o Amapá. A falta de informações, como a quantidade de batedeiras que existem em Macapá, é um levantamento importante para criar políticas públicas efetivas que melhorem essa atividade econômica, e a partir deste planejamento, será possível expandir nosso raio de busca e garantir benefícios para todos”, destaca Andrade.O analista técnico do Senai Amapá, Gabriel Gonçalves, afirma que a instituição atua como um agente catalisador, estruturando e estabelecendo prioridades para promover o fortalecimento da cadeia produtiva da fruta.
“A missão do Senai é integrar todas as atividades que foram realizadas no Amapá, em relação à cadeia do açaí, para estruturar um grande programa estratégico, que terá como base as propostas mais importantes apresentadas durante este evento”, explica Gonçalves.
Participação
A empresa Engenho Café de Açaí, que há quatro anos trabalha com o reaproveitamento de caroços da fruta para produção da bebida aromática similar ao café, acredita que o fortalecimento da cadeia irá proporcionar muitos benefícios efetivos para o Amapá.
“Hoje, o Amapá é um dos estados com maior potencial para o desenvolvimento do açaí, que é um produto que faz parte da vida da população amapaense. Com políticas públicas eficientes e abrangentes, como esta ação, tanto quem já empreende quanto novos interessados na cadeia do açaí serão beneficiados”, destaca Valda Gonçalves, CEO da Engenho Café de Açaí.
Além da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e Senai, a realização da oficina estratégica conta com apoio Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá em Brasília (Seab).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!