Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Após 9 anos, Governo do Amapá reativa consultório odontológico para atendimento de pessoas portadoras de HIV 

Consultório do Serviço de Assistência Especializada, foi totalmente revitalizado e recebeu novos equipamentos.

Por Andreza Teixeira
04/04/2024 13h09

Serão atendidos 10 pacientes por dia, conforme agendamento

O Governo do Amapá segue trabalhando para garantir de forma integral o acesso aos serviços de saúde para toda a população, e nesta quinta-feira (4), após nove anos, foi reativado o consultório odontológico do Serviço de Assistência Especializada (SAE), exclusivo para pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, falou da importância da reativação do serviço, que garante de forma igualitária o atendimento aos pacientes. “Esse é o único consultório odontológico do Estado exclusivo para as pessoas que vivem com HIV e ele estava há nove anos parado. Reativar esse serviço é garantir de forma igualitária o acesso aos atendimentos de saúde melhorando a qualidade de vida e evitando doenças relacionadas a diminuição da função imunológica”, destacou.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), neste primeiro momento serão atendidos 10 pacientes por dia, conforme agendamento. Todos passarão por avaliação multiprofissional e serão encaminhados para os tratamentos necessários, como explicou o diretor do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), Leonardo Vieira.  

“Os pacientes que já são atendidos no SAE vão passar por avaliação multiprofissional e odontológica para então começarem os tratamentos necessários. Esse é um novo serviço que está sendo ofertado para os nossos usuários, que para ter acesso devem manifestar interesse e realizar o agendamento, na própria sede”, detalhou o diretor. 

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Sesa, Cássia Klein, no consultório serão realizadas restaurações, extrações e alguns procedimentos de baixa complexidade, já que este público, por preconceito, muitas vezes tem dificuldade de acesso aos serviços básicos. 

“Nesse espaço totalmente revitalizado realizaremos os serviços considerados de atenção básica como restauração e extração, considerados de baixa complexidade, já que por vezes esses pacientes não encontram atendimento na Unidade Básica de Saúde. Em casos em que o paciente precise de atendimento especializado, como canal, próteses e ortodontia, ele será agendado para realizar o procedimento no Centro de Especialidades Odontológicas que fica ao lado do SAE”, explicou a coordenadora.

A relação entre o vírus da imunodeficiência humana e saúde bucal é uma preocupação significativa, pois o sistema imunológico comprometido em indivíduos com HIV pode impactar a saúde da boca de diversas maneiras. Isso porque os pacientes têm maior susceptibilidade a infecções bucais. Além disso, a diminuição da função imunológica pode resultar em lesões mais frequentes e persistentes. 

Assistência especializada  

Além de prestar o atendimento odontológico ambulatorial aos pacientes HIV positivos, o SAE oferece serviço de nutrição, serviço social, psicólogo, consultas de enfermagem, farmácia, ginecologia, clínica geral, infectologista e exames.  

A unidade realiza exame de carga viral, para identificar o volume de vírus presente no sangue, exame CD4, que avalia o sistema imunológico para saber os fatores de contaminação e transmissão, além de dispensar a medicação adequada para cada paciente. 

SERVIÇO 

  • Serviço de Assistência Especializada (SAE) 
    Endereço: Rua Jovino Dinoá, 1251, Centro 
    Funcionamento: segunda a sexta-feira, 7h30 às 17h 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!