Em menos de um mês, primeira fase do projeto ‘Em um piscar de olhos’ atende 6 mil estudantes no Amapá
Cuidados oftalmológicos são ofertados de forma gratuita para estudantes da rede pública estadual.
Projeto vai se estender para as demais instituições de ensino amapaenses
A primeira etapa do projeto “Em um piscar de olhos”, lançado pelo Governo do Amapá e o Instituto Desponta Brasil, atendeu mais de 6 mil alunos com problemas de visão em escolas da rede pública estadual de ensino. Ao todo, a iniciativa contemplará mais de 10 mil estudantes amapaenses, e inclui os serviços de prevenção e tratamento oftalmológico.
A fase de triagem do projeto, que contou com emendas articuladas pelo senador Lucas Barreto, foi desenvolvida em nove escolas, mas vai se estender para as demais instituições de ensino amapaenses. Iniciada em 10 de março, a ação está alinhada ao Plano de Governo para promover o desenvolvimento dos estudantes de forma efetiva, e assim, ampliar os investimentos na área educacional.
O projeto “Em um piscar de olhos” é ofertado de forma gratuita, além de contar com a parceria das Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed). O objetivo é garantir mais qualidade de vida para crianças, adolescentes e adultos da rede estadual de ensino com problemas de visão.
O gerente do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando da Seed, Mário Costa, que está responsável por selecionar, acompanhar, organizar e mobilizar as escolas contempladas, destaca que o projeto viabiliza não só o atendimento à saúde visual, como também proporciona a possibilidade de detectar alguma dificuldade na fase inicial.
“Quando nós levamos essa oportunidade para o ambiente escolar, estamos levando também a possibilidade de uma educação com um melhor rendimento e mais dignidade para os estudantes, que muitas vezes não têm a chance de fazer uma consulta e um exame oftalmológico e acabam tendo dificuldade no aprendizado”, reforça Costa.
Próximos Passos
A fase de triagem foi fundamental para embasar o planejamento do projeto, além da continuidade das práticas que possibilitam a identificação e o tratamento precoce de problemas de visão.
Após esta etapa, as pessoas identificadas com condições como miopia, astigmatismo e hipermetropia serão encaminhadas para consultas mais aprofundadas. Após os resultados, o Governo do Amapá entregará, na última etapa do projeto, óculos de grau para os estudantes diagnosticados com alguma dificuldade de vista.
Ainda no mês de abril, serão contemplados mais 8,5 mil alunos da rede estadual de Macapá e Santana, que também passarão pelas etapas iniciais e entrega dos óculos para aqueles que apresentarem necessidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!