Governo do Amapá convoca doadores para regularizar estoque de sangue O-
Com o aumento de cirurgias realizadas, há maior necessidade pela tipagem. Voluntários devem procurar o Hemoap.
Doadores com a tipagem O- terão atendimento preferencial no Hemoap
O Governo do Amapá está convocando doadores voluntários para regularizar o estoque de sangue do tipo O-, utilizado no tratamento pós-cirúrgico de pacientes internados no Hospital de Emergência (HE) e de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
A campanha do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) também busca sensibilizar e incentivar a adesão de novos doadores, pois as tipagens de RH negativos têm uma menor frequência.
O baixo estoque de sangue pode provocar a suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos, para garantir o atendimento das urgências.
Apesar de ser conhecido como o doador universal, sendo o tipo mais comum, a tipagem O possui anticorpos anti-A e anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do tipo O.
"Essa campanha vai priorizar o atendimento de candidatos a doação de sangue da tipagem de RH negativo, por ter uma menor frequência entre os doadores. Somado ao aumento de cirurgias que estão sendo realizadas, o estoque se encontra baixo", explica o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage.
Para ter acesso ao atendimento preferencial o candidato deve:
- Comprovar o tipo de sangue através da apresentação do exame de tipagem;
- Comprovar a tipagem sanguínea através do cadastro do Hemoap;
- Ser convocado por ligação do Hemoap.
Quem pode doar sangue?
Para se tornar um doador, é necessário ter de 16 a 69 anos (no caso de menores de idade, é obrigatória a presença de pais ou responsáveis legais); pesar 50 kg ou mais; e estar saudável. No dia da doação, é preciso estar alimentado e levar um documento oficial com foto.
É importante que o doador tenha dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
As mulheres em fase de amamentação só devem doar sangue após o bebê completar um ano de vida. Já as mulheres que não estão amamentando, mas tiveram bebê recente, podem doar nas seguintes condições: após seis meses no caso de partos cesárea, e três meses para partos normais.
Voluntários com sinais de gripe ou resfriado devem realizar a doação 14 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Serviço
Interessados em doar sangue podem comparecer no Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, entre 7h30 e 12h.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!