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Governo do Amapá qualifica mais de 200 mulheres em marketing digital com as empresas Meta e Mercado Livre

Ação integra estratégia do Plano de Governo para implantação de programas voltados ao empreendedorismo feminino.

Por Kelison Neves
05/04/2024 13h00

A programação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres

Para incentivar o empoderamento e participação feminina no mercado de trabalho, o Governo do Amapá qualificou mais de 200 mulheres empreendedoras em marketing digital e estratégias eficientes de vendas. O evento ocorreu, nesta sexta-feira, 5, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em Macapá.

Em parceria com as empresas Meta e Mercado Livre, a capacitação faz parte do compromisso da gestão em ofertar qualificações de alto nível para o público feminino, que pode e deve exercer um maior protagonismo no mercado de trabalho, como afirma o governador do Amapá, Clécio Luís.

“Apresentar para essas mulheres um novo horizonte no mercado digital vai garantir um processo de crescimento, fortalecimento e empoderamento da mulher amapaense. Através dessas duas empresas que trouxemos ao Amapá, elas vão poder conhecer um ramo em expansão que envolve a Amazônia e suas diversidades que são atrativos ao mercado digital”, destacou o governador.

O treinamento com o tema: “Empreendedorismo Feminino: o caminho para a transformação”, trouxe para as mulheres amapaenses uma abordagem focada em redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, além de ferramentas de comércio digital, logística e concessão de crédito. O evento contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues e da vereadora Adrianna Ramos.

Empoderamento Feminino 

A programação, coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepm), teve como público-alvo empreendedoras que já estão no mercado e quem ainda está planejando abrir o próprio negócio. Dona de uma empresa que atua no aluguel de trajes e vestidos, Graça Marques conta que o conhecimento adquirido na capacitação irá impulsionar as suas vendas. 

“É muito positiva essa iniciativa do Governo do Estado em oferecer grandes oportunidades para as mulheres empreendedoras se capacitarem. Com toda certeza, tudo que aprendi hoje servirá para aumentar os lucros e consolidar a minha empresa no mercado”, ressaltou a empreendedora. 

Para a assessora técnica da Secretaria das Mulheres, Iane Almeida, o momento de capacitação proporcionou às empreendedoras amapaenses a possibilidade de divulgar e comercializar produtos ou serviços de forma online, conquistando novos clientes e estabelecendo uma rede de relacionamentos. 

“Elas puderam aprender um pouco mais sobre os mecanismos digitais que existem nas plataformas da Meta e Mercado Livre, o que certamente vai proporcionar benefícios e impulsionar os empreendimentos que já existem como os que ainda serão abertos”, pontua Iane.

Mercado digital 

Atualmente. é um dos setores que mais gera lucro para as empresas e está em constante crescimento. Neste espaço virtual, acontecem vendas de produtos físicos e digitais, anúncios, atendimento online, trabalho nas redes sociais e criação de conteúdo. 

Com mais de 32 anos no mercado digital, a empresa Meta trouxe para a capacitação soluções personalizadas e adequadas aos diferentes modelos de negócios, segmentos e setores do mercado brasileiro e internacional. 

“Neste trabalho realizado no Amapá, a gente repassou técnicas sobre como melhorar a comunicação por meio do Instagram, fazer reels [vídeos curtos], produzir conteúdo criativos, incorporar componentes de acessibilidade para atingir o maior número de pessoas possíveis e muitas outras ferramentas”, disse a diretora de políticas públicas para América Latina da Meta, Kaliana Kalache.

Líder em comércio eletrônico na América Latina, a empresa Mercado Livre trouxe experiências de vendas digitais de 18 países onde é sede, com o objetivo de democratizar serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir negócios na internet. 

“Existe um potencial de crescimento enorme para quem sabe usar as ferramentas. Por exemplo, a logística do Mercado Livre, ela ajuda alguém que está vendendo no Amapá a conseguir atingir regiões do país inteiro”, explicou o gerente de relações governamentais do Mercado Livre, Marcelo Chilvarquer.

A presença de equipes da Meta e Mercado Livre no Amapá foi articulada pelo senador Randolfe Rodrigues e pela vereadora Adrianna Ramos. 

 

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