Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Abril Azul: ‘Senti um alívio muito grande’, conta professor após emitir carteira do autista pelo Governo do Amapá 

Albenir Melo foi atendido na Sala TEAcolho e recebeu de forma gratuita o documento que garante os direitos das pessoas com autismo.

Por Alice Valena
10/04/2024 10h00

Albenir foi atendido na Sala TEAColho na Unidade Zona Norte, em Macapá

O Abril Azul, mês de conscientização do autismo, é dedicado a superar as barreiras do preconceito e ajudar pessoas que precisam de um diagnóstico, como o caso do professor Albenir Melo que descobriu que tinha o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 46 anos. O educador foi atendido na Sala TEAcolho, instalada pelo Governo do Amapá em unidades do Super Fácil, onde conseguiu emitir de forma gratuita a carteira de autista.  

Melo, percebia que tinha características um pouco diferenciadas, mas todas voltadas ao estudo e trabalho. Porém, nunca imaginou que se tratava do autismo. Ele conta que o projeto o acolheu e o atendeu de forma humanizada, além de tirar dúvidas acerca dos seus direitos como adulto autista. 

“Fui instigado e fiquei com ansiedade por mais informações. Fiz uma sessão de dez atendimentos onde o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) foi descartado, mas o autismo não. Ao receber o diagnóstico, foi um alívio que demorou 46 anos, mas agora ele chegou. Sou autista nível 1 de suporte e Asperger. A palavra autismo faz parte da minha vida agora”, conta Melo. 

A diretora-adjunta do Super Fácil, Ariele Martins, expõe que na maioria das vezes as pessoas já chegam com o diagnóstico laudados nas salas TEAcolho, e caso não tenham, o espaço realiza todo o encaminhamento necessário para os especialistas como o neurologista, psiquiatra ou neuropediatra. 

“Nosso foco é acolher com excelência todo cidadão que precise dos nossos serviços e atender de forma inclusiva e respeitosa. O espaço TEAcolho é continuamente adaptado e ajustado para receber crianças e adultos autistas e seus familiares, ofertando bem-estar e atendendo suas necessidades”, reforça Ariele.  

Alívio e superação

Albenir Melo realiza a mentoria de vários alunos do Ensino Fundamental 2 na Escola Estadual Santina Rioli, onde mergulha no mundo das ciências, pesquisas e inovações tecnológicas. Agora, com o diagnóstico e carteira de autista, o professor se sente um homem mais seguro de si e de suas habilidades, e se prepara para novas experiências na vida pessoal e profissional. 

“Espero que a minha história incentive outras pessoas para irem em busca do diagnóstico do autismo, principalmente para ter os seus direitos garantidos. Acredito no potencial do ensino e do fomento em pesquisas e projetos. Em julho irei voar para mais um trabalho junto com meus alunos com infinitas experiências nos Estados Unidos e quem sabe voltar para o Amapá com uma premiação”, conclui Melo.

Abri Azul

Na programação ‘Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo’, o Governo do Amapá promove ações educativas e de cidadania em Macapá e no interior do estado, com o incentivo para a emissão de carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da carteira para pessoas com deficiências ocultas, como esclerose múltipla e doença de Chron.  

O público também poderá obter informações sobre o acesso ao Cordão de Girassol, um item que identifica uma pessoa com deficiências ocultas. A programação é coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) e está alinhada ao Plano de Governo, que prevê, entre seus compromissos, a proteção dos direitos individuais e coletivos. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!