Governo do Amapá recebe propostas de sindicatos de Extensão Rural e Setor Econômico para valorização dos servidores
O diálogo é uma das propostas do Plano de Governo atual, que busca fortalecer e ampliar a agenda permanente de integração com as entidades.
Sindicatos seguem agenda com Comitê Permanente de Valorização do Servidor, que atenderá mais de 40 sindicados durante o ano
Dando continuidade à política de diálogo e cooperação com as representações dos servidores públicos do estado, o Governo do Amapá reuniu com representantes da Associação dos Servidores de Extensão Rural do Estado e com o Sindicato do Setor Econômico. Os debates são coordenados pelo Comitê Permanente de Valorização do Servidor Público.
O diálogo com as categorias ocorre mesmo depois do anúncio de reajuste da data base acima da inflação, na última terça-feira, 2. Ao todo, o Estado recebe, durante todo o ano, pautas de reivindicações das 43 categorias que representam os mais de 30 mil servidores amapaenses. O momento é uma das propostas do Plano de Governo atual, que busca fortalecer e ampliar a agenda permanente de integração com as entidades.
Na reunião foi tratado sobre a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras da Extensão Rural, retirando os Extensionistas Rurais do Setor econômico, como previsto na Lei nº 1.300, de 07 de janeiro de 2009, que Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Grupo de meio ambiente e ordenamento territorial, ciência, tecnologia e produção do Governo do Estado do Amapá e dá outras providências.
Além disso, foi debatida a criação do novo grupo de Servidores da Extensão e Assistência Técnica Rural do Amapá; a incorporação da gratificação de Produtividade de Extensão Rural de 30% e melhoria de condições de trabalho.
O presidente da Asperap, Josélio Ferreira, ressaltou que uma das pautas mais importantes é a incorporação. “Antes, a categoria não tinha o entendimento da importância desse pedido. Então, nós estamos apresentando nossas pautas para que nas próximas reuniões possamos avançar”, reforçou.
O presidente do Sindecon, Cláudio Baía, reforçou o compromisso do Governo do Estado por manter um canal amigável de diálogo com as categorias. “Estamos vendo que há uma disposição da gestão em nos ouvir e avançar. Sabemos que o ano passado foi um ano difícil, mas com a data base fomos atendidos em parte com a nossa pauta, agora esperamos avançar em outros pontos”, pontuou.
Comitê Permanente de Valorização do Servidor
Coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o Comitê conta com a participação de outras secretarias, como Secretaria da Fazenda (Sefaz); de Planejamento (Seplan); de Governo e Gestão Estratégica (Segov); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Controladoria Geral do Estado (CGE); Amapá Previdência (Amprev) e Escola de Administração Pública (EAP).
“Seguimos uma orientação do governador Clécio, para sentarmos e ouvirmos as demandas de cada categoria. Agora, nós iremos fazer os estudos para que possamos ver de que forma podemos avançar em cada categoria”, destacou o secretário de Administração, Paulo Lemos.
A reunião contou com a presença da deputada estadual Ednar Auzier, que acompanhou de perto as tratativas. Uma outra reunião ficou marcada para o dia 23 de abril.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!