Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos da Escola Estadual Darcy Ribeiro contam com espaço para solucionar conflitos

Núcleo de Práticas Restaurativas propõe resolver problemas comuns na relação do ambiente escolar por meio da conciliação

Por Redação
07/10/2016 12h34

Na solução de conflitos e na promoção da paz no ambiente escolar, os alunos da Escola Estadual Darcy Ribeiro, localizada na zona Norte da capital, agora contam com um espaço dedicado a solucionar as adversidades.

Nesta sexta-feira, 7, a escola inaugurou o Núcleo de Práticas Restaurativas para atender os mais de 400 alunos distribuídos no Ensino Fundamental I e II da unidade.  A solenidade contou com apresentações culturais e entrega de certificados aos facilitadores engajados na proposta. 

O Núcleo conta com facilitadores e mediadores que conduzem encontros em um espaço destinado à solução de conflitos. Nele, o diálogo aberto e sincero cria uma comunicação eficiente para que os envolvidos reflitam e alcancem a melhor forma de solucionar as diferenças. A privacidade dos casos é garantida no atendimento. 

A estudante Dawane Barbosa, de 14 anos, matriculada na 7ª série, acredita que a iniciativa vai melhorar o relacionamento entre os alunos, além de estimular o respeito e a tolerância na sala de aula.

A professora Maria Bernadeth Palmeira atua na escola há cinco anos. Ela será uma das mediadoras do núcleo e está otimista com o trabalho a ser desenvolvido. “O Núcleo de Práticas Restaurativas é uma forma de estabelecer o diálogo como a melhor ferramenta para resolver as diferenças”, afirmou. 

Para o secretário em exercício de Educação, Sebastião Magalhães, a proposta também incentiva as pessoas a conviverem melhor em uma sociedade justa e equilibrada, respeitando, assim, os direitos e deveres de cada indivíduo. 

O Núcleo de Práticas Restaurativas é realizado em parceria entre Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude - CAOP-IJE, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Ao todo, 50 instituições de ensino terão núcleos implantados em 2016. As escolas estaduais Coaracy Nunes e Lucimar Amoras Del Castillo receberão o projeto ainda este mês.  


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!