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Abril Laranja: Governo do Amapá fiscaliza mais de 40 estabelecimentos que comercializam produtos para animais, em Macapá e Santana

Cinco empresas foram autuadas pela venda de rações e remédios vencidos. Ação integra campanha contra maus-tratos aos animais.

Por Alexandra Flexa
11/04/2024 18h07

Atividade destaca importância para cuidados com os animais

O Governo do Amapá levou ações educativas para estabelecimentos que comercializam produtos para animais, em Macapá e Santana. Em três dias de atividade, 43 empresas foram fiscalizadas e notificadas em caráter educativo, e 5 foram autuadas pela venda de rações e remédios vencidos. A ação integra o Abril Laranja, que combate os maus-tratos aos animais.

Equipes do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) e da Secretaria de Bem-Estar Animal trabalharam juntas na atividade, que destaca a importância de adequação às normas de armazenamento e comercialização, além da atenção para os prazos de validade. 

“Buscamos fortalecer ações de monitoramento e fiscalização de estabelecimentos, pet shops e clínicas veterinárias, inspecionando práticas como exibição ostensiva de preço, armazenamento, prazos de validades e especificações necessárias que os produtos devem conter para ciência do consumidor, e assim, adquirir um produto dentro dos padrões e segurança”, ressalta o diretor do Procon, Matheus Costa.

Dos 43 estabelecimentos inspecionados, 34 foram em Macapá e 9 no município de Santana. A secretária de Estado do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, destaca que a ação alerta sobre os maus-tratos aos animais, além de  conscientizar sobre uma alimentação de qualidade.

“Os donos de estabelecimentos, pet shops e empresas, que vendem rações e remédios, também devem se preocupar em ofertar um produto de qualidade, valorizando o animal e também sua integridade”, ressalta a secretária Laudenice.

Saúde dos animais e Defesa do Consumidor 

No Amapá, denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas presencialmente em qualquer Delegacia da Polícia Civil ou do Meio Ambiente, através da Delegacia Virtual ou pelo telefone (96) 98148-7378.

Além disso, os consumidores que se sentirem prejudicados podem procurar o Procon-AP, no endereço: Avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias ou orientações, o atendimento também pode ser feito ligando para o número 151.

 

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