Governo do Amapá impulsiona artesãos para um novo olhar sobre o mercado empreendedor
Em parceria com o Sebrae-AP, o workshop reuniu profissionais de vários municípios e destacou a valorização da cultura, tradição e identidade.
Como parte da política de incentivo ao artesanato, o Governo do Amapá busca alavancar o mercado da produção local
Como parte do Programa de Governo da gestão, que vem efetivando um conjunto de estratégias que busca ativar janelas de oportunidades para o desenvolvimento da economia criativa do Amapá, o Governo do Estado promoveu na quinta-feira, 11, um encontro com os artesãos para debater o "Acesso ao mercado sob a ótica da valorização da cultura, tradição e identidade".
A ação, que é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Sebrae-AP, reuniu artesãos de vários municípios, que vieram aprender desde estratégias de alinhamento e qualidade dos produtos à comunicação de suas marcas.
Para a presidente da Federação Amapaense de Artesãos, Suely Pantoja, o encontro valoriza o mercado da produção artesanal e qualifica os profissionais para alcançarem novas oportunidades, aumentando as vendas e dando visibilidade às peças que levam o Amapá como identidade.
"Essa parceria do Governo com o Sebrae é o que o artesanato precisava, uma visibilidade que hoje nos permite participar de capacitações e qualificações, que fortalece nossos artesãos e a economia como um todo. O apoio do Estado é importantíssimo, porque está sempre interagindo com a gente, nos valorizando e melhorando o mercado", ressaltou Suely.
Alguns dos desafios dos profissionais amapaenses é ampliar as vendas e fazer uma boa divulgação. O workshop promovido em parceria com técnicos do Sebrae, reforça a importância do planejamento bem feito, com planos e metas bem definidos.
O secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa, comemora a política de incentivo do Governo do Estado ao artesanato amapaense, os investimentos e parcerias que oportunizam alavancar o mercado.
"Este workshop é fruto dos diálogos que foram realizados na Semana do Artesão Amapaense, e vem contribuir para o desenvolvimento do artesanato no nosso estado, mais especificamente no posicionamento de marca e designer de produto, de que forma eles podem estar comercializando para além dos pontos físicos. Abre a possibilidade para o mercado nacional e internacional", destacou o secretário.
O Sebrae-AP, que já está com projetos de consultoria integrada em design, celebra a parceria e reafirma o compromisso de incentivo à criação de novas peças produzidas no artesanato amapaense.
“A Sete já era parceira ano passado e então fortalecemos os laços através de um novo olhar sobre o designer de produtos dessa vez. E esse momento agora é pra trabalhar as ações, postura de mercado, o que o empreendedor tem que ter. Porque quando ele vende na Casa do Artesão, ele necessita saber como é o pós-venda e qual é a importância de executar a diferenciação do seu produto”, concluiu a gestora do processo de artesanato do Sebrae-AP, Alessandra Martins.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!