Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil do Amapá realiza operação de combate ao crime de estelionato eletrônico no estado 

Ação contra goles nas redes sociais ocorreu nesta quarta-feira, 10, em quatro municípios e no Iapen.

Por Amelline de Queiroz
11/04/2024 09h03

Durante a operação foram apreendidos equipamentos eletrônicos, celulares, material entorpecente e bebidas

Como parte das ações do Governo do Amapá de enfrentamento à criminalidade e aos grupos criminosos, a Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 10, a “Operação Aleteia” com objetivo de reprimir crimes de fraude eletrônica no estado. O fortalecimento das estratégias de defesa do cidadão, integram o Plano de Governo para Segurança Pública. 

A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Fraudes Eletrônicas (DRFE), ocorreu em quatro municípios do estado e no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), onde foram apreendidos equipamentos eletrônicos, celulares, material entorpecente e bebidas alcoólicas produzidas artesanalmente. 

De acordo com o delegado adjunto da DRFE, Raphael Paulino, as investigações iniciaram em setembro de 2023 e resultaram na desarticulação financeira e operacional de diversos criminosos que atuam no Amapá. 

“Desde que foi criada, no final de 2023, na gestão do governador Clécio, essa é a segunda grande operação que nossa equipe realiza no combate ao crime de fraudes eletrônicas, a Operação Aleteia teve início com investigações dentro do Iapen, em Macapá, onde foram apreendidos entorpecentes, material eletrônico e bebidas produzidas e comercializadas pelos presos de forma ilícita, o que envolve grande circulação de dinheiro. A operação ocorreu também em Santana, Itaubal e Porto Grande onde foram capturados integrantes dos grupos criminosos”, explicou. 

Ainda segundo o delegado, os criminosos empregavam táticas complexas que envolviam a utilização de identidades falsas de policiais militares do estado do Amazonas, chips de telefone descartáveis, e a criação de perfis falsos nas redes sociais para enganar as vítimas. 

Também foi apurada a prática do crime de extorsão conhecido como "golpe da novinha". A iniciativa ressalta a importância da atenção da sociedade sobre os perigos do estelionato eletrônico e a necessidade de medidas de segurança reforçadas no uso das plataformas digitais. 

Durante o processo de investigsação foram emitidos 24 mandados de prisão preventiva, 10 pedidos de busca e apreensão, 4 de afastamento de sigilo telefônico, e o bloqueio de 26 contas bancárias. As equipes recuperaram 10 celulares, 1 fogão e 1 caixa de som. Todo o material foi devolvido aos proprietários. 

Operação 

A realização da Operação Aleteia contou com o apoio do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI) da Polícia Civil, Delegacia de Polícia de Porto Grande, Delegacia de Polícia de Itaubal do Piririm, Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) e Polícia Penal. 

Aleteia 

Nomeada em homenagem à deusa grega da verdade, Aleteia reflete o empenho incansável das autoridades em trazer à luz as verdadeiras dimensões da criminalidade digital e assegurar a justiça para as vítimas. 

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!