Árbitros nacionais ministram curso de Arbitragem e Clínica de Wrestling, ofertado pelo Governo do Amapá
Formação capacita profissionais e fomenta a modalidade no estado. Aulas seguem até 21 de abril.
Atividades acontecem na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento, no bairro Marabaixo 2
Iniciou nesta sexta-feira, 12, o curso de Arbitragem e Clínica de Wrestling, promovido pelo Governo do Amapá. Com a participação de árbitros nacionais, o objetivo da formação, que segue até o dia 21, é capacitar profissionais, impulsionar seu desenvolvimento e difundir a modalidade no estado.
Wrestling, ou Luta Olímpica, como é conhecido, é uma arte marcial que utiliza técnicas de arremessos e agarramentos para manter uma posição superior ao adversário. Segundo o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Rudiney Cunha, a modalidade está crescendo em terras amapaenses, e a procura foi bem maior do que a oferta inicial de vagas.
“Inicialmente, foram ofertadas 60 vagas, mas a procura foi tanta que aumentamos para 100. Acreditamos que a disseminação do conhecimento sobre o wrestling é fundamental para o crescimento e a valorização do esporte em nosso estado”, destaca Cunha.
A ação acontece na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa). Os árbitros da Confederação Brasileira de Wrestling, Karoline Santana e Marco Dantas, além do treinador iraniano Morteza Alizadeh, são os responsáveis por instruções e troca de conhecimento com os alunos.Quem atendeu ao chamado da organização e se inscreveu no curso foi o professor de Educação Física, Glegson Nascimento Barbosa. O profissional da área esportiva conta que acompanha a modalidade desde criança, e agora quer se aprofundar como árbitro.
“Com o curso, é possível estudar as regras e particularidades do esporte, algo que sempre me chamou a atenção. Ter essa oportunidade em terras amapaenses é incrível, e agradeço demais às pessoas que tornaram este momento possível”, afirma o professor Barbosa.
O árbitro Marco Dantas, um dos instrutores, faz parte da confederação nacional da modalidade. Ele ressalta que a formação é uma oportunidade de apoiar e desenvolver a prática do esporte em estados, descentralizando a atividade de grandes regiões metropolitanas.
“Estou feliz pela realização do curso em diversos estados. É importante para as pessoas conhecerem a modalidade, pois apenas assim é possível ter mais atletas e técnicos. O Amapá está inserido no cenário nacional e tem procurado fomentar o esporte, e isso é muito positivo”, ressalta Dantas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!