Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Abrigo Ciã Katuá comemora Dia das Crianças

O sorriso estampado no rosto de cada um revelou a gratidão dos pequeninos com o momento de festa

Por Redação
07/10/2016 16h34

Programação teve direito a banda de música, dança, decoração infantil, guloseimas e presentes

A tarde desta sexta-feira, 7, permanecerá por muito tempo na lembrança das 17 crianças que tornaram o Abrigo Ciã Katuá seu novo lar. A Fundação da Criança e do Adolescente (FCRIA) antecipou as comemorações do Dia das Crianças e proporcionou uma tarde com direito a banda de música, dança, decoração infantil, guloseimas e presentes.

O local respirou alegria. O sorriso estampado no rosto de cada um revelou a gratidão dos pequeninos por aquele momento. “O abrigo é meu lar. Estou aqui há quase dois anos. Me sinto acolhida, protegida e amada neste lugar”, falou de maneira tímida, mas, muito agradecida, uma menina de 9 anos.

O Abrigo Ciã katuá tem 25 anos de existência e atende crianças em situação de risco social. Atualmente, conta com 17 crianças, na faixa etária de seis meses a 13 anos. São menores vítimas de abuso, violência e maus tratos encaminhados pela Promotoria da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar.

Algumas crianças ficam no abrigo em caráter provisório, até que a confiança possa ser restituída no seio familiar. Mas, também existem casos em que os pais não demonstram interesse em ter os filhos de volta, ou até mesmo entregam para adoção. Hoje, 80% das crianças estão disponíveis para adoção.

No abrigo, os pequenos recebem apoio com psicólogos, nutricionistas, pedagogos, assistentes sociais, arte educadores, entre outros. Nos casos em que as crianças retornam para os antigos lares, são acompanhadas durante seis meses.

A diretora-presidente da Fcria, Albanize Colares, destacou que o trabalho humanizado tem sido extremamente positivo. "Cumprimos nosso papel de oferecer condições dignas para que essas crianças tenham a chance de ter um convívio familiar. Queremos muito que cada uma encontre um novo lar e receba todo amor e carinho que merecem. Toda criança tem o direito de ser muito amada e feliz”, finalizou Albanize.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!