Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Povos indígenas integram, pela primeira vez, diálogos no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

A Secretaria dos Povos Indígenas do Amapá participou dos debates, que discutiram sobre investimentos na educação indígena.

Por Mikhael Santos
13/04/2024 18h14

A reunião visa fortalecer os trabalhos conjuntos em prol da população indígena

Durante o 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco, no Acre, o Governo do Amapá debateu uma série de temas para alinhar estratégias com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades tradicionais amazônicas. Secretários dos Povos Indígenas dos Estados do Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Roraima e Tocantins, integraram, pela primeira vez, as discussões.

O momento histórico foi reforçado pelo governador Clécio Luís, que defendeu a criação da Câmara Setorial dos Povos Indígenas e da Floresta, aprovada pelos conselhos do Fórum e que estará na programação da próxima reunião, que ocorrerá em Roraima.

A perspectiva indígena sobre a bioeconomia esteve em pauta, com os representantes das pastas debatendo e definindo ações prioritárias para promover um modelo de desenvolvimento sustentável, que respeite e valorize a diversidade cultural e ambiental da região.

“Foi um momento ímpar, onde discutimos o fortalecimento escolar nas aldeias, com o foco na educação específica e diferenciada. Assim como propostas com o Banco Mundial, GIZ e o Fundo da Amazônia para o auxílio das Secretarias de Povos Indígenas nas temáticas abordadas hoje”, ressaltou a secretária dos Povos Indígenas do Amapá, Sônia Jeanjacque.

Representantes da agência alemã GIZ, que trabalha pela proteção e uso sustentável da floresta tropical, com transição justa nos setores das energias renováveis e transformação urbana, além de integrantes do Banco Mundial, estiveram presentes para identificar e colaborar com as atividades das secretarias em suas regiões. A ideia é garantir cooperação entre entidades na busca de resultados para os povos da floresta.

Entre as estratégias estabelecidas, foram elencadas prioridades, como a minimização dos impactos dos eventos climáticos extremos em Terras Indígenas. 

Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.

O evento conta, ainda, com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!