'É importante para nós', diz indígena de 9 anos do Amapá que recebeu a primeira vacina do Mês da Vacinação dos Povos Indígenas
Mayane Labontê é a caçula de cinco irmãos e tomou a primeira dose contra a HPV através das mãos da técnica de enfermagem Melissa Batista, também indígena.
A criança é da etnia Palikur e faz parte das 19 família da aldeia Kuhaí, em Oiapoque
Neste sábado, 13, o governador Clécio Luís e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deram início à campanha nacional do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas na aldeia Kuhaí, em Oiapoque. O Amapá foi escolhido pelo Governo Federal para o início das atividades, que devem atender mais de 130 mil indígenas em todo o Brasil.
A pequena Mayane Elle Labontê, de 9 anos, foi a primeira a receber a vacinação da campanha. Ela tomou a primeira dose contra o HPV. Sendo a caçula de cinco irmãos, a indígena da etnia Palikur recebeu o imunizante das mãos da técnica em enfermagem, Melissa Batista, também indígena.
“Fiquei nervosa, mas nem doeu. Sei que é importante para nós. Vou convidar meus colegas”, comentou Mayane.
A aldeia Kuahí integra a Terra Indígena Uaçá, onde moram 19 famílias que, juntas, totalizam 85 moradores. Foram disponibilizadas, no local, 2,7 mil doses de diferentes imunizantes. No país, a previsão é que mais de 240 mil doses sejam aplicadas. A imunização será realizada em todos os 34 Distritos Sanitários Indígenas, totalizando 992 territórios, numa tentativa de ampliar as coberturas vacinais em áreas de difícil acesso geográfico. Mês da Vacinação dos Povos Indígenas
Serão disponibilizados pelo país imunizantes de Covid-19, BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes).
Também foram ofertados, neste sábado, outros atendimentos em saúde, como forma de oportunizar o acesso a equipes multidisciplinares, com entrega de kits de saúde bucal e medicamentos; atendimento com dentista, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social; oferta de testagens rápidas; leitura de lâminas para malária; e orientações sobre a dengue.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!