Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita agricultores para certificar produção de farinha de mandioca, em Macapá

Treinamento ocorre no período de 15 a 19 de abril, com mais de 45 participantes, entre agricultores familiares e alunos da escola agrícola.

Por Alexandra Flexa
15/04/2024 18h07

Curso aborda várias etapas relacionadas às práticas de fabricação do produto

O Governo do Estado, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), iniciou nesta segunda-feira, 15, na Escola Família do Pacuí, em Macapá, o curso de Boas Práticas de Fabricação e de Procedimentos Operacionais Padronizados. 

A ação, alinhada ao Plano de Governo da gestão, objetiva incentivar o desenvolvimento econômico dos produtores rurais. O público-alvo são agricultores das localidades de Tracajatuba I e II, Inajá, São Joaquim e ramais do Hilário e Curicaca, que buscam o registro de farinha de mandioca artesanal.

O agricultor Leandro Júnior está entre os participantes do curso. Ele é dono de uma casa de farinha, e ressalta que busca o aperfeiçoamento de suas práticas para a certificação.

“Com o treinamento, a gente espera aprender bastante para colocar em prática o conhecimento, além de alcançar o certificado. Agradecemos aos organizadores, que estão sempre com a gente melhorando o nosso trabalho, por este incentivo e apoio”, destaca Leandro.

O curso, que possui carga horária de 40 horas e acontece até 19 de abril, é coordenado pela Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e do Sebrae-AP.

O secretário da SDR, Rafael Martins, explica que esta é a primeira fase para a certificação das Casas de Farinha. “O curso é muito importante para o avanço no setor, pois a farinha certificada conquista mais o mercado consumidor por sua garantia de qualidade”, pontua o secretário.

Etapas de Boas Práticas

Ao todo, 47 participantes participam do treinamento que aborda várias etapas relacionadas às práticas de fabricação, como a obtenção de registro sanitário da agroindústria e do produto, processo de rotulagem e contaminação na manipulação.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.

Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!