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Governo do Estado apresenta dados positivos da alfabetização na educação básica para secretários dos 16 municípios

Os resultados são do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Amapá.

Por André Silva
15/04/2024 14h33

Entre as cidades, o destaque ficou com Ferreira Gomes que atingiu o índice de 94% de participação dos alunos nas provas

Cumprindo mais uma etapa no Plano de Governo, de fortalecer as políticas de avaliação da educação no estado, o Governo do Amapá apresentou nesta segunda-feira, 15, dados positivos nos índices educacionais na rede de ensino. Os resultados do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Amapá (Sispaeap), mostram um crescimento de 36% no índice de alfabetização e leitura em 2023, com participação de 91% dos alunos no dia da prova.

O Sispaeap funciona dentro do programa Criança Alfabetizada e é um sistema permanente de avaliação da aprendizagem que funciona em regime de colaboração entre o Estado e os 16 municípios. No ano passado, 13 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental foram o público-alvo do exame. Na prova os alunos tiveram que responder questões de língua portuguesa e matemática. 

Os itens avaliados na prova são: número de alunos em cada escola (Efetivo), a participação deles na prova (Participação) e a proficiência que mede a capacidade de domínio dos alunos em determinada disciplina. 

Dados

O índice de crescimento padrão da avaliação de um ano para o outro é de 12% a 13%. Eles seguem os parâmetros estabelecidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), órgão responsável pela aplicação do exame. De acordo com os dados divulgados pela instituição, o Amapá ultrapassou essa barreira em 2023 em comparação a 2022, alcançando o índice de 36% de crescimento na leitura e escrita. O estado saiu de uma situação crítica para uma melhor.  

O desempenho da alfabetização dos estudantes é representado por meio das cores: vermelha (que representa o índice de crianças não alfabetizadas); laranja (alfabetização incompleta); verde claro (suficiente) e verde (alfabetização desejável). 

“Esse resultado interfere nos municípios, para o recebimento de ICMS. Quanto mais alunos lendo e escrevendo, maior é o recurso que o município recebe. Por isso é tão importante esse resultado. Nosso objetivo é chegar ao maior patamar possível e teremos o maior número de crianças lendo e escrevendo em nosso estado”, disse a coordenadora do programa Criança Alfabetizada, Débora Vale. 

No início de 2023 a maioria dos municípios apresentaram índices dentro da cor vermelha, ou seja, o nível mais crítico. Após as ações formativas desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) junto às cidades, a cor do mapa mudou e hoje a maioria dos municípios estão nas cores verde claro e laranja, que representam melhorias desejáveis de leitura.  

“Nós temos resultados bastante favoráveis, cerca de 80% dos municípios tiveram avanços consideráveis. Ainda existem municípios que necessitam de atenção especial e o Governo do Estado vai trabalhar para dar esse auxílio. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais”, reforçou a secretária de educação Sandra Casimiro.

Na próxima semana, todos os dados das provas, assim como o desempenho do município, estarão disponíveis para as escolas e respectivas secretarias de educação. 

Destaque

Entre as cidades, o destaque ficou com Ferreira Gomes que atingiu o índice de 94% de participação dos alunos na avaliação e alcançou 643 pontos de proficiência. Além disso, o município conseguiu um avanço de 133 pontos de crescimento em todas as métricas da avaliação em comparação ao ano anterior. 

A secretária de Educação de Ferreira Gomes, Débora Carvalho, disse que o sucesso na prova foi um conjunto de ações desenvolvidas na escola que procuraram melhorar a leitura do aluno. Entre as iniciativas ela citou as atividades e atendimentos personalizados e atividades desenvolvidas no contraturno nas salas de leitura.  

Além disso, destacou que existe um monitoramento constante na alfabetização das crianças que consiste em uma avaliação permanente na fluência de leitura que culmina numa competição entre elas. Os melhores estudantes e professores são premiados criando um ambiente competitivo onde o foco central está na melhora da leitura do aluno.  

“Esse regime de colaboração, estado e município, é um ganho muito forte que vem fomentando essa alfabetização no nosso município. Dentro do município também, a gente procura fazer ações para fortalecer tanto o programa Criança Alfabetizada quanto às ações que lá a gente tem. Esses números mostram o resultado do esforço de todos que fazem a educação tanto no meu município como no Estado”, reforçou a secretária de Ferreira Gomes.

 

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