Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em celebração aos 78 anos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, alunos da instituição vivenciam raízes do marabaixo, em Macapá 

Com apoio do Governo do Estado, o Movimento de Jovens Afrodescendentes do Amapá trouxe elementos da manifestação cultural amapaense aos estudantes. 

Por Gabriel Penha
16/04/2024 09h00

Marabaixo foi apresentado aos estudantes por meio de danças e palestras

Alunos e professores da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá, vivenciaram a cultura do marabaixo para celebrar os 78 anos da da instituição de ensino, considerada uma das mais tradicionais do estado. Com apoio do Governo do Amapá, o evento integra a Campanha de Popularização do Marabaixo nas Escolas Estaduais, promovida pelo Movimento de Jovens Afrodescendentes do Amapá nesta segunda-feira, 15.

Com danças e palestras, o momento de manifestação cultural levou o nome do marabaixo aos estudantes, para que os jovens possam conhecer e se apossar da tradição que tem as raízes amapaenses. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Educação (Seed), a qual deve alcançar mais escolas da rede estadual de ensino. 

“A semana está bem movimentada, com uma programação recebendo a comunidade escolar. Para nós, é especial receber os marabaixeiros para socializar a nossa cultura com os alunos” reforça a diretora da escola, Maria de Nazaré Barbosa. 

Entre os alunos na programação, estava Jéssica Lorrane Oliveira, de 14 anos. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental já conhece a tradição e avalia positivamente eventos culturais em escolas públicas. 

“Já participei dançando no grupo do Ajudante, de Mazagão. Fico muito feliz de ver nossa cultura chegando aqui na escola e sendo mostrada aos alunos que ainda não conhecem”, disse a estudante. 

O presidente do Movimentos de Jovens Afrodescendentes do Amapá, Iury Soledade, destacou a satisfação de palestrar ao público e levar uma tradição, que além do Amapá, é reconhecido como patrimônio do Brasil. 

“O marabaixo  deve estar nas escolas, no fazer pedagógico, de forma permanente. Dialogar e transmitir a tradição para a juventude é contribuir para sua divulgação e salvaguarda”, explica Soledade. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!