Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Abril da Resistência: Governo do Amapá prepara programação em celebração ao Dia dos Povos Indígenas

Evento terá encontro dos caciques, feira de artesanato, roda de conversa com mulheres indígenas e entrega da Cartilha Multilíngue com a Lei Maria da Penha.

Por Vanessa Albino
16/04/2024 08h00

Programação inicia no dia 18 e encerra no dia 27 de abril

Com objetivo de celebrar o Dia dos Povos Indígenas e ampliar a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários, o Governo do Amapá promove a partir desta quinta-feira, 18, o Abril da Resistência, em Macapá.

O evento, que acontecerá em vários espaços públicos da capital, a partir das 8h, sediará o Encontro dos Caciques do Amapá e norte do Pará, com a participação do governador Clécio Luís, no Palácio do Setentrião. Uma feira de artesanato indígena na Casa do Artesão, roda de conversa com mulheres originárias e entrega da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha, também fazem parte da programação.

Como continuação da programação voltada às mulheres, a Coordenação Estadual de Saúde Indígena (Coesi) da Secretaria da Saúde (Sesa), realizará consultas médicas, além de promover uma roda de conversa sobre saúde mental com mulheres indígenas que residem em Macapá.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres estará à frente da palestra sobre os direitos da mulher indígena e a Lei Maria da Penha, nas casas de apoio localizadas na capital. A Sepm também vai realizar a entrega da Cartilha Multilíngue Lei Maria da Penha: proteção e respeito para todas as mulheres, traduzida para quatro línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxyuana e Karipuna, contemplando nove povos originários da região do Oiapoque.

Ainda como parte da programação, a Secretaria de Cultura (Secult) promoverá uma feira de artesanato indígena, que acontecerá na Casa do Artesão, no sábado e no domingo, dias 20 e 21, a fim de valorizar a riqueza cultural dos povos tradicionais do Amapá com a venda do artesanato. Durante a semana, uma delegação amapaense participará do Acampamento Terra Livre (ATL), que acontece anualmente em Brasília, Distrito Federal.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 18

  • 16h30 - Chegada dos caciques ao Palácio do Setentrião
  • 17h - Breve discurso da Secretária Sônia Jeanjacque sobre as atribuições da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas
  • 17h40 - Fala do governador Clécio Luís em recepção aos povos originários, pintura de urucum e entrega de um adorno indígena ao governador
  • 18:30h - Acender das luzes e apresentação de danças tradicionais

Sexta-feira, 19

  • 7h - Café da manhã
  • 9h às 12h - Reunião dos caciques do Amapá e norte do Pará, com o governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião
  • 15h – Entrega da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha
  • 18h - “Turé no Meio do Mundo”, apresentação no monumento Marco Zero do Equador

Sábado, 20

  • 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.

Domingo, 21

  • 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!