Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá promove aula inaugural do curso superior para oficiais da Polícia Militar

A formação é realizada pela PM em parceria com o Ifap. Ao todo, 23 oficiais participam do curso

Por Amelline de Queiroz
16/04/2024 12h39

A formação em Gestão Estratégica em Segurança Pública é item obrigatório para a ascensão funcional ao posto de coronel da PM

O Governo do Amapá promoveu a aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública, organizado pela Polícia Militar (PM) em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap). A iniciativa integra o Plano de Governo para qualificação dos agentes da segurança pública do estado. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 15.

Ao todo, 23 oficiais superiores do quadro de policiais militares combatentes participam da formação. A pós-graduação é realizada por meio de convênio com a Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFAP, sendo quesito obrigatório para a ascensão funcional ao posto de coronel da PM, explica o comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Adilton Corrêa.

"O curso tem como objetivo primordial habilitar o oficial superior para a gestão. A partir dele, teremos profissionais com alta qualificação e que irão pensar a segurança pública do estado do Amapá de forma estratégica, além de ser obrigatório para quem almeja o posto de coronel da PM", enfatizou o comandante-geral.

 Para a aluna, tenente coronel Helen Bastos, a capacitação permite um melhor atendimento à população.

"A iniciativa é uma grande oportunidade ofertada pelo Governo do Amapá para nós, oficiais, que ocupamos o penúltimo posto da carreira dentro do organograma da PM. O curso nos habilita, como previsão legal, ao último posto da nossa corporação. Durante seis meses, nossa missão será a de pensar estrategicamente a Polícia Militar e a segurança do estado", destacou.

Formatação do curso

A capacitação ocorrerá em dois módulos: acadêmico e técnico-profissional, integralizando um quantitativo de treze disciplinas, com carga horária total de 420 horas/aulas. A previsão de duração do curso é de até seis meses, já incluindo o tempo destinado à elaboração e entrega de um artigo científico, conforme regulamentação constituída pela Polícia Militar e pelo Instituto Federal. A formação prevê ainda a realização de uma viagem de estudo, a fim de executar trabalhos de campo, visitas técnicas e outras atividades práticas.

 As disciplinas têm como base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentre as quais podemos destacar: Direitos Humanos e Segurança Pública, Gestão de Processos, Geopolítica e Grandes Projetos na Amazônia, Metodologia da Pesquisa Científica, Planejamento Estratégico em Segurança Pública, Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública, entre outras.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!