Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá desenvolve projeto para fortalecer agricultura familiar em comunidades tradicionais do estado 

Atividades serão realizadas pela Fundação Marabaixo como parte do plano de implantação da Lei Amapá Afro.

Por Gabriel Penha
17/04/2024 10h36

Projeto vai alcançar cerca de 200 comunidades remanescentes com saberes e fazeres tradicionais

Para fortalecer o desenvolvimento rural em todo estado, o Governo do Amapá apresenta o projeto “Agricultura Ancestral”, que irá alcançar cerca de 200 comunidades tradicionais como quilombolas e ribeirinhas. A política integra capacitações, que visam a formação e a implementação de um processo de concepção das culturas populares com valorização dos saberes e fazeres tradicionais. 

A iniciativa da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) faz parte do plano de implantação da Lei Amapá Afro. As ações serão realizadas em parceria com a Escola Família Agroextrativista do Carvão, em Mazagão, município onde ocorrerá as atividades iniciais. 

Segundo a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, o projeto chega para valorizar, fortalecer e dar visibilidade à agricultura familiar, uma prática que já vem de gerações nas comunidades afro-amapaenses. 

“Ao longo da história, através da agricultura ancestral, essas comunidades produzem alimentos saudáveis. Essa prática envolve a educação cultural, ambiental, comunitária e empreendedorismo para a transformação de pessoas e o fortalecimento dessas comunidades com a valorização de sua cultura local”, diz Josilana. 

O projeto será apresentado nesta quinta-feira, 18, no auditório da Amapá Previdência (Amprev), para os órgãos estaduais ligados a política agrícola. Estarão presentes o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Dentro do Amapá Afro, a Fundação Marabaixo deve efetivar outros projetos voltados para o combate e enfrentamento ao racismo e à desigualdade socio-racial, tendo como objeto o fortalecimento das comunidades tradicionais e outros eixos voltados à promoção da igualdade. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!