Polícia Civil alerta a população contra golpes de venda de apartamentos de programas de habitação
Com a aproximação da entrega do Residencial Vila dos Oliveiras, prática criminosa tem chamado a atenção das autoridades policiais.
Delegado de Polícia Civil Ronaldo Coelho explica o método que golpistas abordam pessoas com promessa de vagas em apartamentos
Com as obras do Residencial Vila dos Oliveiras em fase final para receber as 512 famílias selecionadas para ganharem apartamentos, a Polícia Civil do Amapá orienta a população a ficarem atentas e denunciarem golpes que prometem vantagens para adquirir uma vaga no novo habitacional, localizado no bairro Pedrinhas, que integra o Complexo da Orla do Aturiá, na Zona Sul de Macapá.
No último sábado, 20, o governador Clécio Luís reuniu com as famílias que vão morar no novo residencial. As próximas etapas incluem sorteio das unidades, vistoria dos apartamentos e entrega das chaves. A obra tem previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano.
CONFIRA AQUI A RELAÇÃO DE FAMÍLIAS CONTEMPLADAS
É neste momento que estelionatários aproveitam do anseio das pessoas em ter uma casa própria para anunciar possibilidades de burlar o processo de escolha com supostas vantagens para inclusão no habitacional, alerta o delegado de Polícia Civil Ronaldo Coelho, diretor do Departamento de Polícia da Capital (DPC).
“Nós percebemos que os vigaristas começam a se programar, a imaginar e plantar a ideia de que podem incluir pessoas numa entrega, por exemplo, de uma fração do habitacional ou de que a lista que já foi divulgada pode alterar e isso não é possível. É um processo que você inicia se cadastrando, passa por seleção pela Secretaria de Habitação e essa etapa já passou”, reforça o delegado.
Os golpistas, segundo o diretor, vendem a ideia de que conhecem alguém que pode manipular o processo e assim conseguem enganar as pessoas. Entretanto, a forma correta de acompanhar as seleções e sorteios são pelos canais oficiais do Governo do Amapá.
“Essa pessoa está, na verdade, apenas enganando você. Nós sempre falamos que a informação é o melhor combate a esses golpes. Só quem está credenciado a tratar deste assunto é a Secretaria de Habitação. Se você quer alguma informação sobre entrega de residenciais ou sorteios, se dirija até a secretaria ou então vá até o portal do governo, que é por lá também que você tem informação, mas não aceite que ninguém venha lhe propor um negócio dessa natureza”, esclarece o delegado Ronaldo.
Os anúncios são feitos pela internet e de boca a boca, afirma o delegado. Além disso, caso uma pessoa caia em um golpe e realize pagamentos aos estelionatários, a ação a ser tomada é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima para que a Polícia Civil inicie as investigações.
“Nós identificamos no caso recente do Residencial Miracema, que os falsários montavam um termo de entrega, um documento, e vendiam como se fosse formal. Aí a vítima acreditava tanto naquilo, pagava por aquele documento e ainda apontava amigos para participarem. Quando eles viram, estavam envolvidos em uma pirâmide. Já detectamos mais de 50 pessoas que foram cooptadas para este golpe”, finaliza o delegado Ronaldo Coelho.
A lista com o nome das famílias contempladas a receber uma moradia no Residencial Vila dos Oliveiras está disponível no Diário Oficial do Estado. O projeto do habitacional é integrado às obras do Complexo de Urbanização da Orla do Aturiá, orçado em cerca de R$ 65 milhões e conta com recursos do Tesouro Estadual, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A execução da obra é realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Apartamentos
Cada apartamento terá 42 m², contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa. As instalações dos sistemas elétrico e de água tratada, serão realizadas pela CEA Equatorial e pela CSA, respectivamente.
Equipamentos públicosOs moradores irão contar com equipamentos como a quadra poliesportiva coberta, centro comunitário, 1 creche construída pelo Governo do Amapá com capacidade para atender 60 alunos de tempo integral e 120 alunos para os dois turnos, a creche será administrada pela gestão municipal. Serão implantados ainda academia ao ar livre e playground.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp