Todos os municípios do Amapá aderem à Campanha contra Hanseníase e Verminoses
O alvo principal da campanha são crianças na faixa etária de 5 a 14 anos.
Os municípios tinham até o dia 30 de março para fazer a inscrição no FormSus, disponibilizado pelo MS, para poder receber os recursos para a campanha.
O trabalho vai acontecer em todas as escolas a partir do dia 1º de agosto, com a proposta de que as ações envolvam os pais dos alunos. O alvo principal da campanha são crianças na faixa etária de 5 a 14 anos. O objetivo é detectar casos de hanseníase nas formas inicias da doença e prevenir as verminoses.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, mãos e pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou olhos. Ela pode atingir adultos, mulheres e crianças e é transmitida de uma pessoa para outra por meio de contato próximo e prolongado.
Sintomas
- Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas
- Manchas dormentes (com diminuição da sensibilidade)
- Dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos.
Verminoses
As verminoses, também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. Podem causar sérios problemas à saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizado.
Prevenções
- Lavar bem as mãos com água e sabão
- Cortar as unhas
- Beber água tratada ou fervida
- Lavar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus
- Andar sempre calçado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!