Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Abril da Resistência: secretários estaduais reúnem com lideranças indígenas para apresentação e solicitação de projetos

Encontro reuniu cerca de 100 caciques representando lideranças do Amapá e Norte do Pará.

Por Cristiane Mareco
18/04/2024 11h40

Entre as ações apresentadas estava o programa "Amapá Sem Fome", lançado pelo Governo do Amapá com objetivo de tirar o estado do mapa da fome

Como parte da programação do "Abril da Resistência", que celebra a luta e a cultura dos povos indígenas, o Governo do Amapá, por meio de seus secretários, se reuniu com cerca de 100 representantes de diversas etnias indígenas do Amapá e Norte do Pará. O objetivo do encontro foi apresentar projetos e iniciativas em desenvolvimento, além de coletar demandas e sugestões das comunidades indígenas para o aprimoramento das políticas públicas direcionadas aos povos originários.

O encontro proporcionou um espaço para o diálogo intercultural e a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas. As autoridades governamentais apresentaram projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, transporte, desenvolvimento rural, atendimento ao cidadão, assistência social, produção e geração de renda.

Em apresentação das iniciativas governamentais, a secretária de Assistência Social Aline Gurgel, ressaltou a iniciativa “Banco de Alimentos”, ação que integra o programa “Amapá Sem Fome”, lançado em janeiro deste ano pelo Governo do Amapá, como objetivo de tirar o estado do mapa da fome.

"O Banco de Alimentos vai poder abastecer as comunidades indignas, além de promover a compra direta da agricultura familiar. É comida na mesa e dignidade para os indígenas e para as pessoas que precisam”, destacou a secretária Aline Gurgel.

As lideranças indígenas, por sua vez, tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões, ressaltando a importância da participação indígena na construção de políticas públicas que atendam às suas necessidades específicas.

“Precisamos que as nossas escolas sejam melhoradas, levando em consideração as especificidades do nosso povo. A educação é prioridade para os povos originários, bem como o transporte, já que não temos estradas até a comunidade”, destacou o cacique Davi Pamü, da etnia Kaxyyana.

Para a titular da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Sônia Jeanjacque, o diálogo entre as lideranças indígenas e as autoridades governamentais estadual evento foi programado de acordo com o que foi solicitado pelos líderes indígenas, caciques de base das comunidades.

"Essas lideranças necessitavam desse momento para apresentar suas demandas e conhecer o que o Governo do Amapá tem promovido para o bem-estar dos povos originários do Amapá e Norte do Pará. Esse é um momento histórico”, finalizou a secretária Sônia Jeanjacque.

Abril da Resistência

O "Abril da Resistência" se consolida como um momento de reflexão sobre a história de luta e resistência dos povos indígenas, além de ser um espaço para a construção de ações conjuntas do Governo do Amapá, que promovam o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura indígena. Confira a programação:

Quinta-feira, 18

  • 16h30 - Chegada dos caciques ao Palácio do Setentrião
  • 17h - Breve discurso da Secretária Sônia Jeanjacque sobre as atribuições da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas
  • 17h40 - Fala do governador Clécio Luís em recepção aos povos originários, pintura de urucum e entrega de um adorno indígena ao governador
  • 18h30 - Acender das luzes e apresentação de danças tradicionais

Sexta-feira, 19

  • 7h - Café da manhã
  • 14h às 17h - Reunião dos caciques do Amapá e norte do Pará, com o governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião
  • 18h - “Turé no Meio do Mundo”, apresentação no monumento Marco Zero do Equador

Sábado, 20

  • 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.

Domingo, 21

  • 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!