Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Agricultura Ancestral: projeto do Governo do Amapá vai fortalecer agricultura familiar em comunidades tradicionais do estado

Ação será coordenada pela Fundação Marabaixo e prioriza a participação de mulheres e jovens do Distrito do Carvão, em Mazagão.

Por Gabriel Penha
19/04/2024 13h13

Fundação Marabaixo fez a apresentação do projeto para Secretarias de Estado e órgãos parceiros

Voltado para o desenvolvimento rural do Amapá, o Governo do Estado apresentou o projeto “Agricultura Ancestral” aos órgãos ligados à política agrícola. A Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) é quem coordena as atividades. Inicialmente, o projeto atenderá 300 famílias distribuídas em comunidades quilombolas e ribeirinhas de Mazagão.

A iniciativa prioriza a participação de mulheres e jovens do Distrito do Carvão, em Mazagão, que através de assessoramento técnico das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural e do Turismo, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa), terão a agricultura familiar fortalecida, com geração de renda das famílias agricultoras.

“A ação vai levar capacitações que visam a formação e a implementação de um processo de concepção das culturas populares, com valorização dos saberes e fazeres tradicionais, e visibilidade da agricultura familiar”, esclareceu a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá, Rafael Martins, a agricultura ancestral sugerida pelo projeto tem impactos socioeconômicos positivos e contribui para a autonomia das comunidades. 

“As atividadades propostas vão incentivar a permanência do agricultor no campo, evitando o êxodo rural, por exemplo. Vai permitir o entendimento de que é possível o desenvolvimento através da agricultura, sem perder a identidade cultural”, reforçou o gestor.

A reitora da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Kátia Paulino, destacou a importância do desenvolvimento de pesquisas relacionadas à agricultura e tradição dos povos que serão atendidos pelas atividades.

“A agricultura familiar é muito presente e forte nessas comunidades. Ações para fomentar e desenvolver essa produção são cada vez mais necessárias, sem esquecermos do fomento de pesquisas nessas localidades”, considerou a reitora.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!