Defesa Civil reforça monitoramento dos rios Araguari, Amapari e Rio Jari após fortes chuvas
Equipes estão em alerta devido à elevação do nível da água. Não há registro de inundações ou alagamentos.
Monitoramento diário é realizado pela Defesa Civil Estadual
O Governo do Amapá intensificou o monitoramento dos rios Araguari, Amapari e Jari, devido à elevação dos níveis das águas após fortes chuvas concentradas na região. A situação é acompanhada pela Coordenadoria de Defesa Civil do Amapá (Cedec), da Defesa Civil Estadual.
As últimas atualizações, registradas na tarde desta quinta-feira, 18, mostram que, em Serra do Navio, no rio Amapari a régua alcançou 6,94 metros. Em Porto Grande, o rio Araguari chegou a marca de 7,69 metros, todos seguem em alerta.
Segundo a Cedec, a marca entre 6,01 a 8 metros reforça as atenções nas regiões. Caso famílias sejam atingidas pelas elevações da água, o status do monitoramento é alterado para "alarme".
“Para fazer o monitoramento dos rios usamos réguas que marcam os índices que são de normalidade, alerta e alarme. No caso do Amapari e do Araguari, na área da Serra do Navio, por exemplo, está em alerta, porque ela ultrapassou a cota máxima de normalidade, assim como o rio Jari”, reforçou o coordenador da Defesa Civil, Cel. Alexandre Veríssimo.
O Governo do Estado e as prefeituras seguem o trabalho preventivo para proteger os moradores. "Temos equipes que ficam de sobreaviso diariamente para atuar nesses casos, seja alagamento com muitas chuvas, ou um alarme para a situação de nível de rios, preparados para o deslocamento para os interiores, caso seja necessário, mas a ideia é que as coordenações municipais de Defesa Civil atuem nesse primeiro momento", explica o coronel.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqu