Governo do Amapá amplia atendimento multilíngue para povos indígenas na rede Super Fácil de Macapá e Oiapoque
As unidades da Zona Norte e Centro, em Macapá, e a unidade de Oiapoque, contam com tradutores para atender os povos Apalai, Wajãpi, Tiriyó, Galibi Maruworno e Palikur.
Serviços de emissão de RG, carteira do SUS e atualização do CPF são os mais procurados pelos indígenas
O Governo do Amapá ampliou o atendimento multilíngue para os povos indígena na rede Super Fácil, do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac). As unidades da Zona Norte e Centro, em Macapá, e a unidade de Oiapoque, contam com tradutores multilinguistas, que facilitam a comunicação entre as equipes de atendimento e os povos originários.
A ação integra o Plano de Governo da gestão do governador Clécio Luís, que prevê a ampliação das políticas públicas de respeito e promoção da cultura dos povos indígenas. A iniciativa vai possibilitar maior agilidade e eficácia nos atendimentos aos parentes indígenas, das diversas comunidades de etnias Apalai, Wajãpi, Tiriyó, Galibi Maruworno e Palikur, reforça Luciano Isemeu Tiriyó, gerente de núcleo do projeto "Multilinguismo e Cidadania", da unidade Super Fácil do Centro de Macapá.
“O atendimento para os povos indígenas na rede Super Fácil é essencial. Na aldeia não precisamos de tradutores, mas quando chegamos aqui na capital é muito importante, principalmente nos casos de retirada de RG e carteirinha do SUS. Muitos parentes, que vêm das aldeias para se tratar em Macapá, precisam de ajuda na comunicação, já que nem todos falam a língua portuguesa”, ressaltou o gerente.
Ao longo de 2023, a rede Super Fácil efetuou aproximadamente 1.500 atendimentos de indígenas, durante as ações itinerantes nas aldeias de Kuahi, Kumarumã e Aramirã, e dentro do Parque do Tumucumaque. Serviços como o de emissão de RG, carteira do SUS e atualização do CPF foram ofertados.
Abril da Resistência
Com objetivo de celebrar o Dia dos Povos Indígenas e ampliar a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários, o Governo do Amapá promove o “Abril da Resistência”, em Macapá.
A programação acontece até o dia 21, em vários espaços públicos da capital, reunindo os povos indígenas do Amapá e do Norte do Pará. Confira a programação:
Sexta-feira, 19
- 7h - Café da manhã
- 14h às 17h - Reunião dos caciques do Amapá e norte do Pará, com o governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião
- 18h - “Turé no Meio do Mundo”, apresentação no monumento Marco Zero do Equador
Sábado, 20
- 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.
Domingo, 21
- 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!