‘É muito gratificante saber que o Governo do Amapá nos reconhece enquanto povos indígenas do estado’, diz cacica em encontro com governador
Cacica Janina dos Santos, indígena do povo Karipuna, de Oiapoque, afirma que esse reconhecimento foi muito esperado. Ela é uma das poucas cacicas de sua aldeia.
Cacica Janina dos Santos Fortes, do povo Karipuna, de Oiapoque, é uma das poucas lideranças de sua aldeia
Reafirmando seu compromisso com os povos originários, o governador Clécio Luís recepcionou lideranças indígenas no Palácio do Setentrião, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, durante cerimônia de homenagens. O encontro faz parte da programação “Abril da Resistência”. Nesta sexta-feira, 19, os representantes voltam a se reunir para tratar de melhorias e políticas públicas que viabilizem melhor qualidade de vida.
O diálogo demonstra o compromisso mútuo com o desenvolvimento e o bem-estar dos povos originários, previsto no Plano de Governo da atual gestão. Atualmente, o Amapá possui aproximadamente 11 mil indígenas, distribuídos em comunidades do estado e do Norte do Pará. A cacica Janina dos Santos Fortes, do povo Karipuna, está entre esses números. Indígena forte e de representatividade única, ela é uma das poucas cacicas de sua aldeia, onde o número de líderes homens é de 67, enquanto o de mulheres é de apenas 10.
“Vivemos constantemente em luta, por garantia de direitos, respeito e representatividade. Então, esse momento que vivemos hoje é de uma importância muito grande. É muito gratificante saber que o Governo do Estado nos reconhece enquanto povos indígenas do Amapá. Nos sentimos valorizadas e respeitadas”, afirma, emocionada, a cacica Janina.
Com a finalidade de promover um momento de reflexão para que melhorias aconteçam nos direitos desses povos, e para que o preconceito e toda forma de violência contra eles seja combatido, o Governo do Amapá promove até o dia 27 de abril a programação “Abril da Resistência”, que busca o diálogo aberto e inclusivo com as comunidades e lideranças indígenas. Para o cacique Davi Kaxyuana Tiriyió, de 56 anos, o encontro com o governador Clécio Luís deu voz para os anseios da população indígena.
“O governador Clécio Luís não só tem nos escutado, como também tem nos dado voz. Assim, podemos construir políticas públicas efetivas que valorizam e preservam os nossos povos originários”, enfatizou o cacique.A reunião de tratativas com o governador Clécio Luís e seu secretariado com os líderes indígenas acontece nesta sexta-feira, 19. A programação “Abril da Resistência” segue com apresentações culturais, feiras de artesanato indígena, rodas de conversa com mulheres e danças tradicionais no Marco Zero do Equador. Confira a programação:
Sexta-feira, 19
- 7h - Café da manhã
- 14h às 17h - Reunião dos caciques do Amapá e norte do Pará, com o governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião
- 18h - “Turé no Meio do Mundo”, apresentação no monumento Marco Zero do Equador
Sábado, 20
- 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.
Domingo, 21
- 16h às 21h – Feira de Artesanato Indígena no espaço da Casa do Artesão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!