Governo do Amapá divulga lista dos artesãos amapaenses selecionados para expor no 17º Salão do Artesanato, em Brasília
Cinco profissionais foram aprovados para participar do maior evento do setor que ocorre entre 8 e 12 de maio.
Peças feitas em argila, madeira, sementes, fio, fibra e escama vão representar a cultura amapaense
O Governo do Amapá divulgou nesta sexta-feira, 19, o resultado da seleção de artesãos amapaenses que irão expor produtos na 17ª edição do Salão do Artesanato, em Brasília. Foram selecionados cinco artesãos profissionais que trabalham com argila, madeira, sementes, fio, fibra ou escama. A iniciativa faz parte do Plano de Governo de incentivar a presença dos mestres em feiras nacionais com foco na geração de emprego, renda e bons negócios.
CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS
O processo seletivo foi coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que também será encarregada de transportar até Brasília cerca de 6 toneladas de trabalhos feitos a mão pelos amapaenses.
“Participar do maior evento do setor vai dar a oportunidade aos artesãos amapaenses de divulgar, promover e vender o nosso artesanato. Eles representam todo um povo, uma cultura do nossos estado”, ressalta o Coordenador Estadual do Artesanato do Amapá, Junielson Pessoa.
Expor no Salão do Artesanato foi a oportunidade que a macapaense Vera Lúcia Lima, de 59 anos, encontrou para mais uma vez representar o Amapá com a arte que produz. Colares, semi-joias, broches e souvenirs feitos com sementes e escamas são a fonte de renda da artesã, que também expõe e vende seus produtos na Casa do Artesão, no centro de Macapá.“Me sinto muito honrada de ter sido selecionada. É uma emoção muito grande participar e mostrar o trabalho e cultura do Amapá, levar até quem não conhece. É também uma ótima oportunidade de vendermos o nosso artesanato”, comenta Vera.
Salão do Artesanato
Um dos mais importantes eventos do setor de artesanato no Brasil acontece de 8 a 12 de maio na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, Brasília (DF). No espaço, haverá peças artesanais produzidas em todos os estados brasileiros. Além do transporte das peças, o Governo do Estado ficará responsável pela confecção de camisas para uso durante a programação e o estande cedido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
Calendário do Artesanato Amapaense
O Governo do Amapá elaborou um calendário de participação dos artistas em feiras voltadas ao segmento no âmbito nacional. Serão feiras que ocorrerão em quatro estados brasileiros entre maio e dezembro, entre elas a 24ª edição da Fenearte, considerada a maior feira de artesanato da América Latina, que acontece no mês de julho em Pernambuco.
Confira o calendário:
- Maio - 17ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em Brasília (DF);
- Junho - Governo do Amapá apoiará um coletivo de artesãos com a logística para a Feira Expotchê, também em Brasília (DF);
- Julho - Participação de artesãos na 24ª edição da Fenearte, em Olinda (PE)
- Agosto - Participação de artesãos na 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP);
- Setembro e Outubro - Programações locais, como a 53ª Expofeira Agropecuária
- Dezembro - 34ª Feira Nacional do Artesanato - Mãos de Minas, em Belo Horizonte (MG).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!