Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Ajuda a nos tornar melhores', destaca estudante de 10 anos sobre o projeto Polícia Civil nas Escolas

Guilherme Cordeiro, da Escola Mário Andreazza, participou da ação que orienta a respeito da segurança no ambiente escolar e virtual.

Por Gabriel Penha
21/04/2024 08h06

Os alunos receberam orientações sobre o uso adequado das redes sociais e segurança no ambiente escolar

Como parte das ações do Governo do Amapá de conscientização e combate ao crime no ambiente escolar, o projeto “Polícia Civil nas Escolas” foi levado à Escola Estadual Mário David Andreazza, no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. A iniciativa, que aconteceu nesta sexta-feira, 19, reuniu estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Os alunos assistiram atentos à apresentação da delegada Daniella Graça, da Delegacia Especializada em Investigações de Atos Infracionais (Deiai), responsável pela execução do projeto, e conheceram um pouco sobre as missões das instituições policiais e ouviram orientações do uso adequado das redes sociais e jogos online que escondem perigos nos ambientes virtuais. 

Quem acompanhou também foi Guilherme Cordeiro, de 10 anos, estudante do 5º ano, que destacou que as informações recebidas serão importantes em seu dia-a-dia, dentro e fora da escola. “Esse projeto ajuda a nos tornar melhores. Aprendemos muitas coisas que não podemos fazer. O mais importante é que bullying é crime”, disse o aluno.

A diretora da escola, Rita de Cássia Santos, enfatizou que o projeto é fundamental para desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade dentro da sociedade, além dos cuidados que devem ter com a tecnologia.

“O projeto vem contribuir com a formação ética dos alunos. Além de instruir como as crianças devem lidar com situações que podem acontecer em seu cotidiano”, destacou a gestora.

A delegada Daniella Graça, reforça que antes de tudo, a ação trata-se de um diálogo direto com os estudantes, para que eles possam entender sobre segurança no ambiente escolar.

“O projeto tem como objetivo a prevenção de atos infracionais e a busca da segurança no ambiente escolar e virtual. Mostramos que existem atos que ultrapassam o limite do que é certo e passam a ser conduta tipificada em lei”, explica a delegada.

A iniciativa do trabalho da instituição que integra a defesa do Estado, está alinhada ao Plano de Governo da gestão que prevê o fortalecimento da educação e da garantia da segurança social. O projeto Polícia Civil nas Escolas reforça a importância de identificar e denunciar delitos nas instituições de ensino, além de trabalhar a prevenção entre professores, alunos, pais e responsáveis.

As escolas públicas ou particulares interessadas em receber a ação podem solicitar através de ofício que dever ser entregue na Deiai, localizada na Avenida FAB, Nº 1851, no Centro de Macapá, ou pelo e-mail: deiai@policiacivil.apgov.br.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!