Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em menos de 1 ano e meio, Governo do Amapá investe em profissionais, materiais e estrutura de escolas indígenas

Nos 12 últimos meses, estado já formou 139 educadores indígenas.

Por Cássia Lima
19/04/2024 14h28

Entrega de Escola Indígena Estadual Leide dos Santos, localizada às margens da BR-156, na Terra Indígena Uaçá, a 70 quilômetros do município de Oiapoque.  

O Governo do Amapá trabalha no fortalecimento da educação indígena em todo o estado. Em menos de 1 ano e meio de gestão, foram feitos investimentos em material didático, formação de professores e entrega de escolas indígenas. Além disso, os esforços seguem no trabalho de regularização do transporte de profissionais para localidades mais distantes.

O tema foi destaque durante o 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, onde foi garantida a criação da câmara setorial dos Povos Indígenas e da Floresta e onde o Amapá assumiu a coordenação da Câmara Temática da Educação.

O trabalho realizado no último ano, garantiu a entrega da Escola Indígena Estadual Leide dos Santos, localizada na aldeia do Manga, às margens da BR-156, na Terra Indígena Uaçá, a 70 quilômetros do município de Oiapoque, que foi totalmente reconstruída após mais de 30 anos sem reparos.

Formação de professores

O Governo atua com políticas de valorização e fortalecimento da educação indígena. Nos meses de novembro e dezembro de 2024, foram formados 139 educadores indígenas do Parque do Tumucumaque. A ação assegura aos povos originários a autonomia para se apropriarem dos seus processos de ensino e aprendizagem escolar, além da garantia do direito fundamental em lecionar na língua materna.

Para o professor Marakarepo Apalai, de 35 anos, da aldeia do Bona, dentro do Território Indígena do Tumucumaque, a formação atende a um anseio de décadas da população da localidade.

“Buscamos por anos a nossa formação como professores para termos equidade em concursos públicos dentro do nosso próprio território. Então, estamos muito felizes por esse sonho ser realidade”, comemorou Marakerepo.

Material didático

O Governo do Amapá entregou 6.899 livros didáticos para oito escolas indígenas estaduais localizadas no município de Pedra Branca do Amapari, neste mês de abril. Os livros, que são de todas as disciplinas do ensino fundamental, buscam fortalecer o desenvolvimento do aprendizado dos povos tradicionais.

A entrega foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e cada exemplar foi escolhido de acordo com as necessidades de cada instituição de ensino. A estimativa é que mais livros didáticos sejam entregues ainda este ano para a educação indígena estadual.

Diálogo permanente

Nesta semana, o Governo do Estado reuniu com lideranças indígenas do Complexo do Tumucumaque e Rio Parú d’Este para solucionar demandas educacionais da região que fica localizada entre o Amapá e o Pará. As medidas buscam reduzir a evasão de jovens das aldeias para a capital por conta da vulnerabilidade econômica e social. 

Na reunião, foi anunciado pelo Estado a garantia da alimentação escolar com cardápio regional, formação continuada do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a regularização dos voos que irão atender as necessidades de transporte, levando material didático, alimentação, professores e diretores para ministrarem aulas presenciais nas comunidades. 

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, enfatizou a importância da realização de um levantamento nas aldeias para dar início ao ano letivo, previsto para agosto deste ano.

"Já iniciamos a licitação para o transporte aéreo, o cardápio regionalizado também está pronto, com açaí e outras iguarias para a alimentação escolar, e a formação continuada do Pafor, já foram resolvidas. As demais demandas serão tratadas no decorrer da visita técnica dos profissionais nessas terras indígenas", disse Sandra.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.  
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!