Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado promove terapia coletiva para pacientes oncológicos, no Amapá

Todas as sextas-feiras os atendimentos acontecem na Unacon, promovendo experiências compartilhadas e interação entre os participantes.

Por Paolla Gualberto
20/04/2024 19h52

Pacientes oncológicos e familiares encontram paz, acolhimento e assistência psicológica durante a terapia coletiva

Com o objetivo de amenizar os impactos psicológicos causados pelo tratamento contra o câncer, o Governo do Amapá realiza todas as sextas-feiras na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), uma terapia coletiva para pacientes e familiares.

As reuniões são baseadas na metodologia de Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, que trata sobre a saúde através do estímulo criativo entre os participantes, procurando acolher o sofrimento pessoal e social, tanto individual quanto através da promoção às redes de apoio, familiar e de convivência.

Além dos pacientes, os encontros acolhem familiares e amigos, que participam ativamente do processo de tratamento oncológico e são inseridos no ambiente hospitalar. 

O agricultor Eluzai Pereira, é casado há 54 anos com a paciente Rute Caldas. Há quatro meses o casal, que é de Portel, no Pará, precisou buscar tratamento oncológico no Amapá e desde então participam dos encontros terapêuticos.

"Estou apreendendo muito com cada palavra aqui no grupo, temos lutado muito e passado por dificuldades, mas se Deus quiser sairemos vitoriosos dessa batalha", relata Pereira.

A terapia é moldada em formato de uma roda de conversa, onde todos interagem e partilham um com os outros as experiências adquiridas na busca pela cura e pelo restabelecimento da saúde.

O atendimento ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é realizado e acompanhado por profissionais capacitados, que também promovem atividades de interação através da música, como explica a psicóloga responsável pelo Grupo Vida, que atua na Unidade, Regina Frota.

"Na terapia em grupo nós observamos que os pacientes e familiares percebem nas histórias de vida das outras pessoas, que existem outras formas de lidar com as mais diversas situações. Com isso, todos se fortalecem e desenvolvem novas habilidades e competências para enfrentar a dor", afirma a psicóloga.

O auxiliar administrativo, Mário Jorge, é paciente oncológico há pouco mais de um ano. Ele conta que encontra no grupo o apoio e acolhimento que precisa para seguir com o tratamento.

"É um trabalho muito importante o que é desenvolvido aqui, todos são ótimos e atenciosos com os pacientes. Faz bem para o tratamento e eu venho toda semana, não perco uma sexta-feira de terapia", enfatiza Mário Jorge, com emoção.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!