Governo do Amapá conclui projeto 'Aula com Cheiro de Floresta' e cria comissões de Meio Ambiente escolares
Grupos de estudantes e professores da rede estadual de ensino irão promover ações de educação ambiental em escolas de Macapá e Oiapoque.
Durante uma semana, estudantes de Macapá e Oiapoque trocaram costumes e tradições
Com música, dança e homenagens aos povos tradicionais do estado, o Governo do Amapá celebrou nesta sexta-feira, 19, a conclusão do projeto "Aula com Cheiro de Floresta". Na ocasião, foram criadas Comissões de Meio Ambiente em 23 escolas estaduais, grupos compostos por alunos e professores que serão responsáveis por transmitir os aprendizados durante o intercâmbio cultural. A ação está alinhada ao Plano de Governo da atual gestão para promover conceitos de sustentabilidade e ecologia no ambiente escolar.
As ideias serão aplicados por meio de capacitações e projetos pedagógicos sustentáveis nas salas de aula, como hortas e feiras de ciências. Neste primeiro momento, foram escolhidas 22 unidades de ensino em Macapá e uma em Oiapoque. A intenção é que o projeto se expanda para toda a rede estadual.
A programação de encerramento foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi). As homenagens aos povos originários aconteceram em apresentações culturais dos grupos Berço do Marabaixo e Herdeiros da Tradição, seguidos por uma demonstração da dança indígena “Turé”, por membros da etnia Karipuna. Para a gestora da Seed, Sandra Casimiro, o evento promoveu reflexões acerca do desenvolvimento sustentável nas escolas estaduais, alinhado ao tema norteador de 2024: ‘Educação, Cidadania e Sustentabilidade’.
“Fizemos questão de incluir as danças do marabaixo negro e do Turé indígena no evento, para ressaltar como as raízes do povo amapaense estão presentes na nossa vida. E a única forma de preservarmos essa riqueza cultural é através da sustentabilidade”, pontuou a gestora, na ocasião.
Aula com Cheiro de Floresta
O projeto ‘Aula com Cheiro de Floresta’ consiste em um intercâmbio que trouxe os alunos da Escola Estadual Indígena Jorge Iaparrá, localizada na Aldeia Manga, em Oiapoque, para as escolas estaduais de Macapá. Juntos, os estudantes participaram de rodas de conversa e conheceram mais sobre os costumes um do outro.
Para a aluna indígena Analice Pimentel, de 16 anos, a experiência de trocar vivências com os alunos das comunidades urbanas foi enriquecedora, e demonstra a importância de ensinar sobre as culturas, fauna e flora tradicionais do Amapá.
“Estou muito feliz de estar aqui, buscando conhecimento com toda a comunidade escolar de Macapá. Pude aprender muito e vou levar esse conhecimento de volta para a minha aldeia. E espero que todos também tenham aprendido com os nossos costumes karipunas”, afirmou Analice. A aluna da Escola Estadual Araçary Correa, Cristine Silva, de 8 anos, participou das programações ao longo da semana, incluindo uma visita ao Bioparque da Amazônia. Durante o encerramento da programação, a jovem ressaltou como a educação ambiental deve ser uma das prioridades da unidade de ensino.
“Foi muito bom aprender novas coisas com os povos diferentes. É muito bom a gente estar junto ganhando conhecimento. Na minha escola, sempre falamos sobre o meio ambiente e sobre como devemos preservar ele, porque é muito importante”, contou a estudante.
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