Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação do Governo do Amapá celebra 18 anos impulsionando talentos no estado

A unidade educacional é referência no desenvolvimento de alunos com capacidades especiais descobertos na rede pública de ensino.

Por Marcio Bezerra
21/04/2024 08h01

Objetivo do Centro é identificar na rede pública de ensino, alunos que tenham indicativos de habilidades elevadas

Referência na seleção e no desenvolvimento educacional de estudantes com capacidades e talentos especiais, o Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação do Governo do Amapá celebrou 18 anos de dedicação e excelência. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), nesta sexta-feira (19), onde também foi lançado o edital da 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap).

O objetivo principal do Centro é identificar na rede pública estadual de ensino, alunos que tenham indicativos de habilidades elevadas, que muitas das vezes são confundidos como autistas e imperativos.

O processo de investigação é feito a partir da coleta de dados do estudante, da família e da escola em diferentes etapas como: acolhimentos, entrevistas, sondagem na escola, avaliação psicopedagógica, estudo de caso, devolutiva das conclusões aos pais e orientações à escola.

A unidade educacional também disponibiliza apoio especializado para potencializar os talentos e integrá-los plenamente à sociedade. É feito um trabalho de divulgação, orientação e acompanhamento para aprimorar os dons e dar invisibilidade ao educando. Além de serviços de psicologia, assistência social e capacitação para professores e familiares.

As capacitações são gratuitas e feitas para todos os servidores da escola em que o aluno estuda e para os familiares. São formações específicas, que ensinam como lidar, trabalhar e desenvolver o projeto ou a capacidade do aluno.

O diretor da instituição, Obadias José Santos de Sousa, ressaltou a importância de conscientizar não apenas os alunos e suas famílias, mas também a sociedade em geral, sobre o que realmente são altas habilidades.

“Não só o aluno ou família devem ter o conhecimento e entender sobre a alta habilidade e superdotação, mas principalmente, a sociedade como um todo conheçam o que são”, explicou.

O diretor destacou que a confusão comumente feita entre altas habilidades e genialidade precisa ser esclarecida, enfatizando que os alunos podem sobressair em áreas específicas do conhecimento, mas nem sempre em todas.

 “As produções cinematográficas acabam gerando essa confusão na cabeça das pessoas. De pensar que a pessoa possa fazer de tudo, que entenda de tudo, ciências, matemática e etc. Não é bem assim, o superdotado vai ser bom em uma determinada área de conhecimento, ou seja, em outras áreas vai ter dificuldades”, explicou.

Diferentes tipos de Inteligências

Ao abordar a concepção tradicional de inteligência representada pelo Quociente de Inteligência (QI), vale destacar a teoria das "Múltiplas Inteligências" de Howard Gardner, que propôs que a inteligência é composta por uma variedade de habilidades, incluindo inteligência afetiva, emocional, esportiva e corporal-cinestésica, entre outras.

“Existem outras formas de inteligência, que Gardner, postula a exemplo da inteligência afetiva. Uma pessoa que não sabe ler ou escrever, pode criar belíssimos poemas, e ser um poeta. Possui altas habilidades na área emocional. Outro exemplo é um atleta, que apesar de não treinar, possui magnífico desempenho em sua atividade”, explicou Abadias Sousa.

Estimulando as habilidades

O aluno Tiago Pereira Uchôa compartilhou o testemunho sobre o impacto transformador do Centro de Altas Habilidades do Estado em sua vida. Desde o apoio acadêmico até o desenvolvimento pessoal, a instituição ajudou a superar desafios e a se tornar uma pessoa mais confiante e realizada.

“Agradeço a todos os meus professores pelo apoio que me deram, com as orientações e direcionamentos em cada etapa das conquistas que tive. Quando cheguei na instituição, eu era uma pessoa insegura, ansiosa e tímida, pouco sociável. Com o passar do tempo, as barreiras que achava serem intransponíveis, foram derrubadas. Me sinto mais confiante e sou muito grato pelo atendimento que recebo até hoje. Me formou no homem que sou hoje”, declarou o estudante. 

O aluno também relembrou da primeira participação que teve na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), em 2017, onde expôs o projeto “O porte solar e energia sustentável para a Amazônia”. 

“Esse foi meu primeiro contato com a feira de ciências, e ao ver todo aquele público interessado, curioso e se envolvendo com meu projeto, me fez muito bem”, disse. 

Com a ajuda do Centro, Tiago também participou de outros eventos, como de robótica, do qual ganhou premiação. Também foi para o estado do Maranhão, representando o Amapá em uma etapa nacional do concurso, e teve a premiação máxima com o projeto. 

Anderson Barbosa Costa, pai do aluno Adriel Peres Costa Barbosa, expressou satisfação com o trabalho executado. O atendimento de pedagogos e especialistas ajudam a potencializar as habilidades de seu filho. 

 “O acompanhamento feito pela instituição é muito importante para o desenvolvimento de meu filho. Recebemos atendimentos psicológicos, de pedagogos e especialistas, no contraturno das aulas. Eles direcionam e aprimoram os talentos do Adriel. Já somos atendidos há mais de 6 anos, e de lá para cá, percebo a evolução nele, e passei a entender mais sobre esse universo de altas habilidades”, comentou o pai.

Evento de celebração

A celebração dos 18 anos de atividade contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia: Edivan Andrade, da secretária adjunta de Políticas da Educação da Seed (Sape), Antonia Costa Andrade, do coordenador de Políticas Educacionais Específicas da Seed, Emerson Ramos, e com a gerente do Núcleo de Necessidades Educacionais Especiais da Seed, Nelcirema da Silva Pureza. 

Ao final do evento, placas de reconhecimento foram entregues aos professores, diretores e membros da equipe que dedicam seu tempo e esforço diário na orientação e formação dos alunos com altas habilidades e superdotação. Além disso, um bolo e um coquetel foram oferecidos. 

 

 Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!