Governo do Amapá oferta serviços especializados de saúde em ações itinerantes no interior do estado
Iniciativa leva consultas e exames de imagem para moradores de regiões com difícil acesso, diminuindo os custos de deslocamento para a capital.
Exames observam estruturas internas do corpo, como tecidos e órgãos, ajudando no diagnóstico de doenças
Para facilitar o acesso à saúde em regiões remotas do estado, o Governo do Amapá leva consultas especializadas e exames de imagem em ações itinerantes nos 16 municípios. Os atendimentos acontecem de acordo com a demanda apontada pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Mistas de Saúde (UMS) de cada localidade.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), oferta exames de ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma, além de consultas com ginecologistas e cardiologistas. Os pacientes recebem o resultado de forma imediata, agilizando o tratamento caso alguma anormalidade seja identificada nas imagens emitidas pelo aparelho.
Os exames podem ser realizados por todas as idades e sexo, desde que possuam encaminhamento médico. Em média, o projeto retorna nessas localidades a cada dois meses. A logística do projeto, equipamentos e profissionais são fornecidos pela Sesa. Segundo o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas, Diego Gama, o objetivo é descentralizar os serviços para os municípios e minimizar a demanda ambulatorial reprimida, diminuindo também o deslocamento dos usuários para a capital.
“O projeto traz uma economia social tanto para o Estado quanto para os pacientes, já que para eles se deslocarem dos municípios até a capital têm custo de transporte, de estadia e de alimentação. Nós levamos atendimento especializado até os pacientes para que eles consigam ser atendidos nas suas próprias terras”, explicou Gama.
Na última semana, a ação realizou 60 atendimentos entre consultas e exames no município de Tartarugalzinho. Entre os moradores atendidos, estava a aposentada Palmira Brito, de 73 anos.
“Foi o primeiro tratamento que eu fiz aqui dentro de Tartarugalzinho com um médico especialista. Eu já estava aguardando dois meses para realizar essa consulta e os exames, estava tentando por aqui mesmo, porque às vezes a gente não tem o dinheiro para ir para a capital. Ter esse atendimento aqui facilita muito para a gente”, relatou a paciente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!