Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Traz esperança e força para continuar’, relata moradora acolhida pelo Governo do Amapá após ter casa alagada, em Macapá

Maria Lobato, de 53 anos, sofre as consequências das chuvas da madrugada da última segunda-feira, 22. Ela foi atendida pelas equipes da Assistência Social do Estado.

Por Cristiane Nascimento
23/04/2024 16h27

Moradora do bairro Novo Horizonte, na Zona Norte de Macapá, a dona de casa teve a casa atingida por alagamentos

A dona de casa, Maria Lobato, de 53 anos, teve a casa atingida pela águas após as fortes chuvas na última segunda-feira, 22, em Macapá. Ela foi uma das pessoas acolhidas pelo Governo do Amapá, que levou assistência às famílias prejudicadas pelos alagamentos.

Ao todo, foram entregues 117 kits de alimentos, contemplando mais de 460 pessoas. Os kits são compostos por itens da alimentação básica, como leite, feijão e arroz. Também foram entregues kits dormitórios, de higiene pessoal, dignidade menstrual e colchões. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência em Social em parceria com a Secretaria de Mobilização Social e Defesa Civil, atendendo bairros como Novo Horizonte, Pantanal, Jardim Felicidade e São Lázaro.

Moradora do bairro do Novo Horizonte, a dona de casa explicou que vem enfrentando problemas de saúde na família e que a situação das chuvas acabou aumentando as dificuldades. Com a mãe de 98 anos sob seus cuidados e uma filha internada no Hospital de Emergência de Macapá com problemas renais, ela relata a dificuldade do momento de vulnerabilidade ocasionado pelos sinistros.

"Não tem sido fácil toda essa situação e esse amparo chegou em boa hora. Ajuda a gente a enfrentar toda essa dificuldade, traz esperança e nos dá forças", relata Maria.

A moradora já foi atendida pela Operação Dr. Teles, quando a filha conseguiu dar continuidade aos tratamentos dos problemas de saúde em casa. Com os cuidados reforçados pelo Governo do Estado, ela diz que a sensação é de acolhimento.

“É muito importante a gente receber esse apoio, a agente se sente acolhido. Recebemos esse suporte por meio desse programa que me permite cuidar da minha filha fora do ambiente hospitalar e agora aqui na nossa casa”, finalizou Maria.

Ação contínua

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), segue com as ações de atendimento da população atingida pelos impactos dos alagamentos em todos os municípios do Estado. Os atendimentos iniciaram ainda na madrugada de segunda-feira, 22, com ações da Defesa Civil Estadual e contiuaram durante todo o dia, garantindo cadastro em programas sociais e entregas de kits de alimentos. Pelo menos 70 famílias foram atendidas no primeiro dia de ação.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

 

 

 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp