'Estamos agindo preventivamente', garante governador Clécio Luís sobre monitoramento do Rio Araguari
Defesa Civil Estadual monitora o volume da água na região entre Porto Grande e Ferreira Gomes.
Governo do Amapá monitora volume de água do Rio Araguari, que esta em alerta
O governador do Amapá, Clécio Luís, está monitorando junto com as equipes do Estado a cheia do Rio Araguari, em Porto Grande e Ferreira Gomes. Em reunião com a Defesa Civil, prefeituras e o Comitê de Respostas Rápidas, o governador determinou uma atuação preventiva, em caso de necessidade, atender às famílias da região.
“Estamos utilizando todos os recursos de monitoramento e agindo com antecedência, preparando tudo o que for necessário, caso haja necessidade de atuar para atender as famílias, em possíveis alagamentos. Nós não queremos que isso aconteça, mas estamos alinhando ações conjuntas para agir prontamente, já que estamos em situação de alerta pela Defesa Civil”, ressalta o governador.
Na quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, o governador Clécio Luís esteve em tratativas com os prefeitos dos municípios e dirigentes das três hidrelétricas que ficam no Rio Araguari e informou a situação ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.Até o momento, cerca de 20 famílias ribeirinhas, que residem no Alto Araguari, no município de Porto Grande, atingidas pela cheia do rio, receberam assistência do Estado. O monitoramento também segue sendo feito pelas hidrelétricas, que acompanham a vazão do rio a cada 2 horas.
“Seguiremos atuando de forma preventiva, porque há uma estimativa das enchentes, se ocorrerem, atingirem até 500 casas segundo a previsão. As prefeituras de Porto Grande, Tartarugalzinho e Amapá, que também possuem caminhões pipa, vão se juntar aos nossos para que, caso haja necessidade, possam fazer um abastecimento complementar de água para os afetados”, finaliza o governador.
Os reforços no trabalho para atender os moradores envolvem equipes da Defesa Civil Estadual, Vigilância em Saúde e Assistência Social, mobilizando entrega de água potável, kits de alimentos e dormitório, além de medicações. Também serão disponibilizados equipamentos para guardar o patrimônio de famílias.Alerta sobre os rios
Os trabalhos fazem parte das medidas de proteção, envolvendo equipes de sobreaviso para atuar nos casos de alagamento com fortes chuvas ou aumento do nível dos rios. O Comitê de Respostas Rápidas atua para garantir ações imediatas para população que sofre com as crises naturais, sanitárias e de saúde.
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) divulgou a previsão do tempo para o fim de semana e reforça as projeções de acumulados diários significativos de chuva nos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Macapá, Santana, Mazagão e arquipélago do Bailique.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!