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Governo do Amapá inaugura anexo escolar para facilitar acesso de estudantes, em Mazagão

Espaço atende a Comunidade de Vila Betel, que possuía desafios logísticos de acesso à educação.

Por Marcio Bezerra
27/04/2024 10h00

Local ofertará ensino na modalidade modular

O Governo do Amapá inaugurou na Vila Betel do Ariramba, em Mazagão, um anexo da Escola Estadual Osmundo Valente. O espaço, que ofertará o ensino na modalidade modular, representa uma conquista para os estudantes da região e uma resposta aos desafios logísticos, que antes dificultavam o acesso à educação.

Antes da implantação do projeto, alguns alunos enfrentavam viagens fluviais de até duas horas para chegar à instituição. Agora, com expectativas do início das aulas, a previsão do retorno regular e da matrícula de novas pessoas é alta. A diretora da escola e professora, Raiana de Oliveira, compartilha as dificuldades que todos enfrentavam diariamente.

"Nossos estudantes tinham que acordar na madrugada para chegar à escola, saíam de suas casas entre 3h e 4h da manhã para iniciar o percurso. Já temos uma turma expressiva que se prontificou a voltar a estudar, e estão aguardando o início das aulas no anexo e do novo ensino médio na comunidade. Agradeço a todos que tornaram este sonho realidade”, completa Raiana, emocionada.

A implantação do anexo não foi apenas uma conquista local, mas o resultado de um esforço conjunto entre autoridades do Tribunal de Justiça do Amapá; do Ministério Público do Estado; da Procuradoria Geral do Estado (PGE); e Secretaria de Estado da Educação (Seed), que delineou a realização do projeto.

O procurador da PGE, Vinicius Neves, destaca o trabalho em conjunto que tornou possível a aula inaugural de ensino médio na comunidade. "Sentamos em uma mesa em audiência de conciliação, buscando atender e entregar o serviço de educação básica na comunidade, que não possuía acesso ao ensino médio. Através do trabalho em destaque da Seed, conseguimos realizar uma aula inaugural dentro da comunidade", explica Neves.

O novo anexo adota o Sistema Organizacional Modular de Ensino, proporcionando um modelo flexível e adaptável às necessidades das comunidades mais remotas. Os estudantes têm aulas em quatro módulos, com 50 dias letivos cada, e ao final de cada módulo, as disciplinas e os professores são redistribuídos entre as localidades.

A moradora Raquel de Oliveira Maciel expressa sua felicidade e gratidão pela iniciativa, lembrando as adversidades enfrentadas no transporte de seu filho até a escola.

"Me sinto muito feliz e satisfeita, porque sou testemunha das dificuldades que passamos, vivenciei todos os dias o problema para levar meu filho à escola. Agora, ele poderá estudar com mais força e animação”, afirma Raquel.

A estudante Cleidiane França, uma das beneficiadas, demonstra satisfação com o novo projeto. "Eu saía de casa às 4h da manhã, e muitas vezes chegava na escola com dor de cabeça e cansada. Agora, ficou bem mais fácil e consigo pensar no meu futuro, estou muito feliz", afirma a aluna, animada.

 

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