Governo do Amapá inaugura anexo escolar para facilitar acesso de estudantes, em Mazagão
Espaço atende a Comunidade de Vila Betel, que possuía desafios logísticos de acesso à educação.
Local ofertará ensino na modalidade modular
O Governo do Amapá inaugurou na Vila Betel do Ariramba, em Mazagão, um anexo da Escola Estadual Osmundo Valente. O espaço, que ofertará o ensino na modalidade modular, representa uma conquista para os estudantes da região e uma resposta aos desafios logísticos, que antes dificultavam o acesso à educação.
Antes da implantação do projeto, alguns alunos enfrentavam viagens fluviais de até duas horas para chegar à instituição. Agora, com expectativas do início das aulas, a previsão do retorno regular e da matrícula de novas pessoas é alta. A diretora da escola e professora, Raiana de Oliveira, compartilha as dificuldades que todos enfrentavam diariamente.
"Nossos estudantes tinham que acordar na madrugada para chegar à escola, saíam de suas casas entre 3h e 4h da manhã para iniciar o percurso. Já temos uma turma expressiva que se prontificou a voltar a estudar, e estão aguardando o início das aulas no anexo e do novo ensino médio na comunidade. Agradeço a todos que tornaram este sonho realidade”, completa Raiana, emocionada.
A implantação do anexo não foi apenas uma conquista local, mas o resultado de um esforço conjunto entre autoridades do Tribunal de Justiça do Amapá; do Ministério Público do Estado; da Procuradoria Geral do Estado (PGE); e Secretaria de Estado da Educação (Seed), que delineou a realização do projeto.
O procurador da PGE, Vinicius Neves, destaca o trabalho em conjunto que tornou possível a aula inaugural de ensino médio na comunidade. "Sentamos em uma mesa em audiência de conciliação, buscando atender e entregar o serviço de educação básica na comunidade, que não possuía acesso ao ensino médio. Através do trabalho em destaque da Seed, conseguimos realizar uma aula inaugural dentro da comunidade", explica Neves.O novo anexo adota o Sistema Organizacional Modular de Ensino, proporcionando um modelo flexível e adaptável às necessidades das comunidades mais remotas. Os estudantes têm aulas em quatro módulos, com 50 dias letivos cada, e ao final de cada módulo, as disciplinas e os professores são redistribuídos entre as localidades.
A moradora Raquel de Oliveira Maciel expressa sua felicidade e gratidão pela iniciativa, lembrando as adversidades enfrentadas no transporte de seu filho até a escola.
"Me sinto muito feliz e satisfeita, porque sou testemunha das dificuldades que passamos, vivenciei todos os dias o problema para levar meu filho à escola. Agora, ele poderá estudar com mais força e animação”, afirma Raquel.
A estudante Cleidiane França, uma das beneficiadas, demonstra satisfação com o novo projeto. "Eu saía de casa às 4h da manhã, e muitas vezes chegava na escola com dor de cabeça e cansada. Agora, ficou bem mais fácil e consigo pensar no meu futuro, estou muito feliz", afirma a aluna, animada.
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